>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Quais as causas da infertilidade feminina?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 17/05/2019 11:20

Doenças e tratamentos 17. Maio. 2019

Aproximadamente 10% das mulheres já sofreram com infertilidade. A dificuldade para engravidar pode ser considerada um caso de infertilidade feminina quando por mais de um ano tendo relações sexuais frequentes e sem uso de métodos anticoncepcionais, a mulher ainda assim não consegue.

Após esse período, é indicado procurar profissionais da saúde especializados na área, para a realização de exames que verificam a infertilidade tanto do homem quanto da mulher. Em relação à infertilidade feminina, existem algumas condições que podem ser causas.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Problemas nos ovários e óvulos podem causar infertilidade feminina

A síndrome do ovário policístico, a síndrome da ausência de ovulação, a menopausa e a insuficiência ovariana prematura são alguns problemas que podem causar dificuldade para engravidar. Outras condições de saúde, como o hipotireoidismo e a idade acima de 37 anos da mulher também podem influenciar no processo de fecundação.

Nesses casos, é necessário que a mulher busque auxílio profissional para realizar um tratamento de regulação da ovulação ou, se for o caso, dos hormônios. Para mulheres com sobrepeso ou obesas, indica-se a perda de peso para auxílio no tratamento.

Obstrução das tubas e a dificuldade para engravidar

Localizada entre ovário e o útero, as tubas uterinas podem sofrer com deformações ou encurtamentos, o que impossibilita o processo de concepção e pode ser a causa da infertilidade feminina. O comprometimento das tubas geralmente é causado por infecções pélvicas, como a clamídia, que atingem as trompas de Falópio sem apresentar sintomas e geram cicatrizes que bloqueiam a região. Portanto, é necessário estar atenta à prevenção de ISTs.

Endometriose pode ser a causa da infertilidade feminina

A endometriose é um problema de saúde feminina na qual alguns fragmentos do endométrio se encontram fora do útero, tornando-o impróprio para o embrião e gerando dificuldade para engravidar. Ela pode ser percebida através de fortes dores pélvicas e também desconforto durante a relação sexual.

Existem tratamentos que podem ser realizados em acompanhamento com um profissional. Alguns casos exigem a cirurgia para retirada das lesões causadas pela endometriose.

Fonte: parceiros Qualicorp.

Abrir