>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Brigadeiro fit para comer sem culpa

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 21/08/2019 11:25

Dr. Kalil Explica 21. Agosto. 2019

Prático, gostoso e simples de fazer, o brigadeiro é o antídoto para aqueles dias de ansiedade ou simplesmente para matar a vontade de comer um docinho. No entanto, sabemos que a receita tradicional da guloseima é bastante calórica: apenas 30g de brigadeiro possui, em média, 100 calorias e quase 10g de carboidrato.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Para aqueles que se esforçam por seguir a linha da alimentação saudável, o brigadeiro de biomassa de banana verde é uma ótima opção. "O alimento é rico no chamado amido resistente, fermentado pelas bactérias intestinais, tendo assim um efeito prebiótico, o que auxilia na regulação da flora intestinal", explica a nutricionista Paula Hertel. "Por ser fonte de fibra, a biomassa ainda auxilia no trânsito intestinal, promove saciedade e auxilia no controle da glicemia e do colesterol", complementa.

Além da substituição do leite condensado pela biomassa de banana verde, também é possível substituir a manteiga pelo óleo de coco - gordura vegetal de rápida e fácil absorção. "O óleo de coco é rico em um tipo diferente de gordura saturada, os chamados triglicérides ou ácidos graxos de cadeia média. Este tipo de gordura é rapidamente absorvida pelo intestino e oxidada, ou seja, quebrada, gerando energia. Não ficam estocados no tecido adiposo, como gordura", esclarece a especialista.

Por fim, vale ressaltar que é importante substituir o chocolate em pó tradicional por cacau em pó ou, até mesmo, por chocolate amargo. Quanto maior o teor de cacau do chocolate escolhido, menor será a quantidade de açúcar, e maiores serão seus benefícios. "O cacau possui uma substância antioxidante chamada flavonoide, que auxilia a redução do LDL colesterol, tem efeito anti-inflamatório e anti-plaquetário, reduzindo a deposição de gordura na parede dos vasos", finaliza.

Reunindo os três ingredientes, o site Coração e Vida separou uma receita de brigadeiro fitness, para você comer sem culpa.
Confira:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó ou chocolate amargo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • Coco ralado para cobrir (opcional)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela.
Em fogo baixo, mexa até começar a desgrudar da panela, em ponto de brigadeiro.
Deixe esfriar e enrole em bolinhas.
Se desejar, passe no coco ralado.

 

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir