>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Óleo de coco emagrece?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 22/08/2019 10:19

Dr. Kalil Explica 21. Agosto. 2019

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que o óleo de coco é importante aliado na queima de gordura. O alimento virou febre, e rapidamente ganhou adeptos mundo afora quando o assunto é emagrecimento.

Entre as principais razões está o fato de ser um alimento rico em um tipo diferente de gordura saturada, os chamados triglicérides ou ácidos graxos de cadeia média. "Este tipo de gordura é rapidamente absorvida pelo intestino e oxidada, ou seja, quebrada, gerando energia. Não ficam estocados no tecido adiposo, como gordura", explica a nutricionista Paula Hertel.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Extraído a frio, a partir da massa da fruta fresca, preferencialmente colhida de uma plantação certificada e orgânica, o óleo de coco é retirado até 48h após a colheita. Seus principais benefícios para a saúde incluem melhora na imunidade, auxílio na digestão, além de melhora na elasticidade da pele, e no combate ao envelhecimento precoce.

"O segredo está no tipo do alimento e como ele é rapidamente processado no organismo. Porém, não existem evidências de que, de fato, o óleo de coco ajude a emagrecer", explica Paula. "Sabemos que o emagrecimento envolve um estilo de vida saudável, com hábitos alimentares adequados e pratica de atividade física", complementa.

Outro vantagem do óleo é proporcionar maior sensação de saciedade. Mas, atenção: incorporar o óleo à dieta sem mudar restante do cardápio, adequando-o à uma alimentação saudável, priorizando legumes e vegetais, não fará com que o ponteiro da balança caia.

 

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir