>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Sinusite: remédios caseiros ajudam a aliviar

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 20/08/2019 17:17

Dr. Kalil Explica 20. Agosto. 2019

A sinusite é uma inflamação que acontece no tecido que reveste os seios da face, cavidades ósseas na área do nariz, bochechas e olhos. O inchaço pode resultar em infecção, acúmulo de muco e dor (fase em que os médicos podem receitar antibióticos, já que quando a região fica bloqueada e cheia de líquido, se torna um ambiente propício para bactérias). Mas logo que o processo começa, algumas atitudes podem ajudar a aliviar e até frear o problema. Conheça formas caseiras de lidar com a sinusite logo que ela começa a se apresentar.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Lave as vias nasais
Há muito debate sobre quais remédios de dor sinusal funcionam e o que foi comprovado, mas o spray salino e lavagens com jala neti (um tipo de jarra para higienização do nariz) são incontestáveis. É isso o que diz Spencer C. Payne, professor de otorrinolaringologia na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. "Lavagens salinas foram estudadas, são comprovadamente eficazes e devem ser a primeira linha de defesa contra a sinusite", diz Payne. Quem tem sinusite regularmente pode fazer uso diário de uma solução salina para manter os seios da face liberados - e duas vezes ao dia quando está com um resfriado ou crise de alergia.

Use o vapor a seu favor
O vapor de água quente pode ajudar a umedecer os seios da face, o que traz grande alívio. Se possível, vale colocar algumas gotas de essência de eucalipto ou mentol no box do chuveiro e ligar a água quente por algum tempo, o que melhora ainda mais o efeito. Ficar na banheira desse mesmo modo também pode ajudar a afrouxar o muco e os detritos que estão presos no nariz.

Abuse dos líquidos
Permanecer hidratado ajuda o corpo de várias formas, incluindo a manutenção da umidade nos seios da face. Beba água durante todo o dia - e evite bebidas com cafeína ou alcoólicas, o que causa efeito contrário e leva à desidratação. Embora a ingestão de líquidos recomendada seja diferente de pessoa para pessoa, uma orientação básica é beber pelo menos oito copos de água por dia, já ajudando no quadro inicial de sinusite.

Use um umidificador
Os aparelhos para ambientes mantêm o ar mais úmido - mas é preciso lembrar de deixá-los sempre limpos, especialmente para quem tem alergias ao mofo. "Porque um umidificador sujo pode, na verdade, produzir mofo", alerta o médico Satish Govindaraj, MD, professor de otorrinolaringologia e neurocirurgia no Hospital Mount Sinai, em Nova York, estudioso da sinusite. Ele diz ainda que só se deve usar um umidificador durante meses secos e ficar atento ao nível de umidade na sala (existem medidores específicos para isso). "A umidade ideal para evitar o ressecamento das vias nasais é acima de 50%", diz o especialista.

Aplique compressas quentes
Pode-se aplicar a compressa sobre a região do rosto com um pano limpo embebido em água de morna a quente. Ou então, vale também a inalação caseira: encha uma tigela funda com água bem quente e coloque seu rosto sobre ela com uma toalha em volta da cabeça, para receber todo o vapor (tendo cuidado com a temperatura para não se queimar). O processo deve ser feito de duas a três vezes ao dia por 15 a 20 minutos. Adicionar folhas de eucalipto ou cascas de laranja ou limão ajuda levemente.

Torne sua casa à prova de alergia
Quem tem alergias tende a sofrer muito mais com a dor de uma sinusite. Muitos estudos na área vêm recomendando, por isso, um controle mais intenso do ambiente doméstico para essas pessoas - eliminando os ácaros do pó, instalando um sistema de filtragem de ar, optando por roupas de cama e outros tecidos com barreiras alergênicas e mantendo os animais fora do quarto, por exemplo.

 

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir