>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • É primavera. O que comer nessa época?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/09/2019 16:43

Dr. Kalil Explica 11. Agosto. 2019

O desabrochar das flores anuncia a chegada da estação mais linda do ano: a Primavera! No Hemisfério Sul, a Primavera tem início em 23 de setembro e término em 22 de dezembro. É a estação que antecede o verão, sendo marcada por temperaturas amenas, aumento gradual da chuva e, claro, o reflorescimento da flora terrestre.

Tais circunstâncias fazem com que a safra dessa época seja farta, com uma vasta variedade de frutas, legumes e verduras.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

"É importante aproveitar os alimentos da estação. São mais saborosos e menos contaminados por agrotóxicos", afirma a nutricionista Adriana Ávila. Devido a larga escala de produção, acabam recebendo quantidades menores de produtos químicos.

Com a ajuda da especialista, Coração & Vida selecionou 9 alimentos típicos da Primavera, para você aproveitar ao máximo a estação. Confira!

1.Abacaxi pérola. É rico em vitaminas A, B1 e C, sendo benéfico para a imunidade e para a saúde dos olhos e da pele. Por ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas da fruta), é indicado para quem quer perder peso.

2. Laranja lima. Também é rica em vitamina C, além de ser benéfica para a saúde do estômago: ajuda na prevenção de gastrite, diminui a acidez estomacal e protege contra úlceras.

3.Caju. Possui cerca de 5 vezes mais vitamina C que a laranja, o que potencializa significantemente o sistema imunológico. Além disso, seu teor de gordura é menor do que a maioria das outras frutas, protegendo o coração contra doenças cardiovasculares.

5.Batata-doce. É rica em fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Tais fibras também promovem saciedade, sendo indicada para quem quer perder peso.

6.Pimentão amarelo. É fonte de vitamina C e previne anemia.

7.Almeirão. Os componentes que dão o sabor amargo da verdura, denominados lactucina e lactupicrina, estimulam a função hepática, promovendo a desintoxicação do fígado e do organismo em geral.

8. Escarola. É rica em carotenoides, que ajudam na proteção das células

9. Espinafre. É fonte de folatos e ferro, que transportam o oxigênio para as células, evitando a anemia e a queda de cabelo.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir