>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Como melhorar sua imunidade?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 13/09/2019 11:12

Dr. Kalil Explica 13. Agosto. 2019

Conhecer o funcionamento do sistema imunológico é descobrir como o organismo atua contra microrganismos causadores de infecções e doenças. Trata-se de uma tarefa orquestrada entre órgãos e um imenso conjunto de células e tecidos. Como todo mundo sabe, sua principal função é atuar como barreira contra os chamados agentes patógenos, os microrganismos nocivos à saúde.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Dentre as principais células de defesa se destacam os macrófagos - primeiras células do sistema imunológico a entrar em ação, frente a uma ameaça - e os linfócitos, que além de combaterem agentes prejudiciais ao organismo, são responsáveis pela renovação celular, fazendo uma espécie de limpeza geral, retirando células mortas e demais resíduos.

São os linfócitos (também conhecidos como glóbulos brancos) os principais responsáveis pela produção de anticorpos - células cuja função é reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos, a fim de serem eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. "Para manter a imunidade em alta, é necessário dormir bem, evitar o estresse, e, principalmente, alimentar-se corretamente", afirma a nutricionista Adriana Ávila.

Para auxiliá-lo (a) neste processo, Coração & Vida selecionou 5 alimentos-chave para dar um impulso na imunidade. Confira!

- Frutas cítricas
Laranja, acerola, goiaba e tangerina possuem alto teor de vitamina C, um forte aliado da imunidade. Tais alimentos auxiliam a produção de glóbulos brancos.

- Carne vermelha
Carnes em geral, principalmente a vermelha, são fonte de ferro. Esses, por sua vez, são mais bem absorvidos na presença de alimentos fonte de vitamina C.

- Geleia real
Sintetizada por glândulas de abelhas, esse tipo especial de geleia é rico em vitamina C e A, que também fortalece o sistema imunológico.

- Verduras escuras
Verduras escuras como espinafre, couve manteiga e escarola são fonte de vitamina A.

- Iogurte
Contém probióticos, microrganismos reconhecidamente eficientes na melhora da imunidade e na redução dos chamados agente patógenos ou microrganismos infecciosos no corpo.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir