>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Envelhecer com saúde bucal

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 05/01/2010 17:45

Diante do fato de que há um crescimento no número de idosos no mundo, onde as famílias estão menos numerosas, os casais estão tendo menos filhos e os idosos estão vivendo cada vez mais, as pessoas acima de 65 anos estão se preocupando um pouco mais com a própria saúde, auto-estima e bem-estar.

A população vem adquirindo uma consciência preventiva muito importante sobre a saúde, principalmente nos países mais avançados, sendo que a tentativa de preservar os dentes por toda a vida já é uma realidade. Antigamente era mais difícil acreditarmos que seria possível ter dentes naturais na velhice, achando que o uso da prótese dentária parcial ou total (dentadura) seria só uma questão de tempo.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Com a saúde bucal em ordem, evitamos o aparecimento de diversas doenças, como as dores de cabeça, na face, no ouvido e a perda de dentes, fundamentais para a mastigação, digestão e comunicação. As doenças bucais mais comuns em idosos são as cáries de raiz, a periodontite (inflamação nas estruturas que sustentam o dente), as lesões da mucosa oral (candidíases, leucoplasias, etc) e o câncer bucal.

Existem também alguns remédios, de uso contínuo ou não, que podem causar a chamada xerostomia, isto é, a diminuição da quantidade de saliva, propiciando o aparecimento de alguns problemas bucais como a cárie e o mau hálito.

Com o tempo o idoso pode ter dificuldade em realizar uma boa higienização, devido à diminuição na coordenação motora, necessitando de cuidados redobrados e mais atenção da família.

De qualquer forma, a prevenção ainda é o melhor meio para termos uma boa saúde bucal, portanto não podemos deixar de escovar os dentes, passar o fio dental e higienizar a língua, além de visitar o dentista regularmente.

Vamos nos preparar e torcer para que, quando a nossa velhice chegar, tenhamos uma boa saúde geral para curtirmos a vida e uma ótima saúde bucal para sorrirmos bastante.

Veja a seguir algumas dicas para viver mais e melhor:

  1. Adote uma alimentação equilibrada e sem excessos de gordura.
  2. Pratique regularmente atividades aeróbicas e musculação. Porém, consulte um médico antes de começar e respeite seus limites.
  3. Invista em momentos de lazer. O convívio social, hobbies e atividades voluntárias mantêm a mente ativa e saudável.
  4. Consulte um médico regularmente para prevenir doenças e evitar complicações.

Dra. Iara Hamaoka

  • Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia
  • Responsável por Promoção de Saúde na OdontoPrev
Abrir