>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Cuidados ao fazer as unhas

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 14/10/2015 15:44

Na hora de fazer as unhas é preciso ter atenção para evitar que procedimentos aparentemente sem risco possam causar graves problemas de saúde. A remoção da cutícula, por exemplo, deixa o corpo mais vulnerável a infecções.

A cutícula é uma barreira natural da unha contra agentes infecciosos. Ao invés de removê-la, o indicado é manter a cutícula hidratada e empurrá-la com a ajuda de uma espátula, sempre com precaução.

Cuidados ao fazer as unhas no salão de beleza

Sempre verifique se o salão de beleza que você frequenta toma os cuidados necessários para evitar a transmissão de fungos, bactérias e vírus, tais como:

1- Esterilização de utensílios

Todos os instrumentos utilizados para fazer as unhas, como o alicate, devem ser esterilizados por cerca de 30 minutos. A forma adequada é em uma autoclave, aparelho que utiliza vapor e pressão no processo.

2- Utensílios descartáveis

Recipientes, lixas e palitos descartáveis para cada cliente.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

A contaminação por hepatite C, por exemplo, pode ocorrer no salão de beleza. Se uma pessoa infectada usar o alicate e equipamentos perfurantes e se ferir, o vírus pode ser transmitido pela superfície do aparelho para uma pessoa não infectada. Na dúvida, leve o seu próprio kit de manicure para o salão de beleza.

Dicas para evitar unhas quebradiças e esbranquiçadas

1- Hidratar as mãos sempre que lavá-las ou sentir que estão ressecadas ajuda a manter cutículas sem o aspecto esbranquiçado ou quebradiço;

2- Ceras nutritivas são uma boa opção para manter a hidratação da cutícula. É recomendável aplicá-las três vezes ao dia;

3- Faça pausas entre uma aplicação e outra de esmalte. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda uma pausa de uma semana por mês, no mínimo;

4- Utilizar o óleo fortalecedor para evitar que o esmalte entre em contato direto com a superfície pode ajudar a evitar unhas fracas;

5- Evite lixar a parte de cima da unha, pois a retirada da queratina deixa as unhas mais frágeis e finas;

6- Utilize removedor de esmalte ao invés de acetona;

7- Manter o corpo hidratado faz com que as unhas também fiquem hidratadas e evita o ressecamento e desfolhamento (pequenas camadas que saem da unha).

Estudos sugerem que alimentos integrais reduzem o risco de uma pessoa desenvolver alguns tipos de câncer, AVC, asma, problemas cardíacos e diabetes tipos 2.

Mas é preciso tomar cuidado com exageros. É recomendada a ingestão de 25 gramas de fibra por dia, que não deve ser concentrada em apenas um tipo de alimento.

Referências

http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/3718-cuidados-ao-fazer-as-unhas-no-salao

http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/14569-sete-cuidados-para-manter-as-unhas-impecaveis/

http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-as-unhas/

http://mdemulher.abril.com.br/beleza/womens-health/cuidados-para-ter-unhas-saudaveis

http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content8717.shtml

Abrir