>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Cuidados necessários com o consumo do álcool

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 28/01/2016 12:27

 

Em festas de final de ano e carnaval, é comum algumas pessoas passarem dos limites no consumo de bebidas alcoólicas. Daí bate aquela ressaca depois. Uma boa dica para diminuir os efeitos desagradáveis dela, é beber de estômago cheio. A taxa de absorção do álcool depende da rapidez com que o estômago esvazia seu conteúdo no intestino. Por isso, quanto maior o teor de gorduras da dieta, mais lento será o processo de absorção de álcool.

Riscos extremos do excesso do consumo de álcool

Que o consumo de álcool pode causar problemas graves de saúde, como a cirrose, não é nenhum segredo. Mas os malefícios da bebida não se resumem a apenas isso:

Crise de pânico - o álcool aumenta os batimentos cardíacos e isso deixa o sistema nervoso em estado de hiperatividade, o que pode causar crises.

Câncer – estudos mostram que o álcool está relacionado ao desenvolvimento de tumores localizados na cavidade oral (faringe e laringe), no esôfago, na mama, no colo, no reto e no fígado. Junto com as hepatites B e C, o álcool é um dos principais causadores de doença no fígado.

Doenças infecciosas - álcool em excesso afeta o sistema imunológico, tornando o organismo mais propenso a contrair infecções, como a tuberculose, a pneumonia e doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

Complicações cardíacas - beber muito álcool pode aumentar os níveis de algumas gorduras do sangue que afetam o sistema circulatório e podem causar cardiomiopatia, arritmias cardíacas e morte súbita cardíaca.

Como agir em situação de embriaguez

Caso a pessoa vomite, não dê comidas ou bebidas - isso pode fazer com que ela vomite mais e acabe sufocando. Tente mantê-la acordada, mas se ela precisar dormir, melhor deitá-la de lado e se certificar de que ela não desmaiou e que suas vias respiratórias estão desobstruídas. Caso desmaie, leve ela para um hospital o mais rápido possível.

 Mitos da ressaca

Ao contrário do que muitos acreditam, tomar banho frio, beber café forte ou movimentar-se bastante não funciona como um antídoto para a ressaca. A única maneira de se livrar dos efeitos indesejados de uma bebedeira é esperar que o álcool seja eliminado de seu organismo. Mas você pode acelerar esse processo tomando bastante água.