>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • O fim do horário de verão e a saúde

  • saiba mais.
  • Publicado em: 21/02/2016 00:00

Em condições normais, nosso horário biológico, responsável por regular quando nosso corpo sente fome, cansaço ou disposição, está adaptado ao ambiente externo. Mas quando esse ambiente muda, por exemplo, com o fim do horário de verão, nosso organismo também precisa mudar e se ajustar e isso pode causar uma série de problemas.

A principal consequência disso é a sonolência e a mudança nos hábitos alimentares. Mas, em casos mais graves, quem não se adapta a esse novo turno também pode ter tontura, cansaço, dores de cabeça e estresse.

A facilidade para se readaptar ao horário normal varia para cada um e depende do tipo genético de cada pessoa. Por exemplo, se o seu tipo for o matutino, isso significa que você tem mais disposição para realizar tarefas mais cedo - isso porque seu relógio biológico é adiantado.

Essa adaptação do organismo pode levar poucos dias ou durar algumas semanas. Até isso acontecer, você pode ficar irritado ou mal-humorado. Mas depois de alguns dias acordando uma hora mais tarde, seu organismo vai se autorregular e fazer com que você vá para cama no horário correto. Assim você ajusta seu relógio biológico.

Como adaptar o corpo com o fim do horário de verão?

Embora depois de alguns dias de cansaço e sonolência você acabe se adaptando novamente ao horário normal, existem algumas dicas que podem ajudar o corpo a se ajustar mais rápido após o fim do horário de verão:

* Evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes durante a noite;

* Praticar exercícios;

* Se assegurar de que o ambiente do sono fique escuro, silencioso e arejado;

* Persistir na sua rotina habitual, mantendo seus horários de sono, vigília e atividades;

* Não dormir durante o dia para compensar a noite de pouco sono;

* Na hora de dormir, fuja da luminosidade de computadores, tablets e smatphones.

Referências

 

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50680-adapte-seu-organismo-para-o-fim-horario-de-verao.html

http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1166

http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1291&sid=32