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  • Preparação da mulher para a gravidez

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  • Publicado em: 30/05/2016 09:36

Está pensando em engravidar? Então, é recomendável fazer um planejamento para garantir uma gestação saudável para você e para seu bebê. Os cuidados envolvem exames médicos, alimentação e alguns hábitos. Para ajudá-la nisso, consulte um médico ginecologista, principalmente se você tem mais de 30 anos, algum problema crônico de saúde ou preocupações especiais. Confira a lista de como você pode se planejar para ter uma gravidez sem sobressaltos:

Faça um check-up - o ginecologista faz os pedidos de exames, que geralmente são os de rotina ginecológica (ultrassom transvaginal e de mamas e/ou mamografia, papanicolau), laboratoriais (hemograma, glicemia, colesterol, tipagem ABO/Rh, função da tireoide, exame de urina) e as sorologias (HIV, sífilis, Hepatite B e C, toxoplasmose, rubéola). Se você é obesa ou tem uma condição crônica como diabetes, asma ou pressão alta, é importante ter todas elas sob controle antes de engravidar.

Avalie seu histórico de doenças - para ter uma gravidez sem sustos, é importante você falar com o médico sobre o histórico de doenças anteriores do casal, que podem dificultar a gravidez ou indicar a possibilidade de fetos mal-formados. Além disso, é preciso verificar se existem anomalias genéticas na sua família e na do seu parceiro.

Atenção a medicamentos e suplementos - informe seu médico sobre os medicamentos, ervas ou suplementos que você está tomando. O especialista pode sugerir que você ajuste a dose ou substitua o produto. Ele ainda poderá indicar vitaminas pré-natais para afastar o risco de problemas no bebê.

Esteja com as vacinas em dia - infecções como varicela e rubéola podem ser perigosas para o feto. Para evitar esses e outros riscos, verifique sua carteira de vacinação e tome as doses que faltarem pelo menos um mês antes de tentar engravidar.

 
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Tenha uma alimentação saudável - prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos, mas sem exageros.

Pratique atividades físicas - comece a praticar atividades físicas antes da gravidez e mantenha o hábito durante este período. Os exercícios ajudam no equilíbrio emocional, mantêm o metabolismo ativo, ajudam no controle do peso e na circulação sanguínea. Converse com o seu médico a respeito antes.

Corte os maus hábitos - nada de cigarro, drogas e álcool, pois o consumo de substâncias tóxicas prejudica o desenvolvimento saudável do bebê, além de também fazer mal para você.

Referências

https://www.pastoraldacrianca.org.br/gestante/3697-preparacao-da-mulher-para-a-gestacao

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/getting-pregnant/in-depth/preconception/art-20046664%20

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