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  • Câncer de mama e a influência dos alimentos

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  • Publicado em: 31/10/2017 16:03

Saúde e Bem-Estar 31. Out. 2017

Ainda está na dúvida se os alimentos podem ajudar a prevenir o câncer de mama? Estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Pensando nisso, preparamos este artigo para ensinar toda mulher a usar a alimentação para prevenir o câncer de mama e diminuir os fatores de risco, como a obesidade. Continue a leitura e confira quais alimentos são recomendados e que você não pode deixar de fora da dieta.

Alimentos para prevenir câncer de mama

Os alimentos recomendados para prevenir câncer de mama são os ricos em fibras e vitaminas porque reduzem a absorção da gordura, são fonte de antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas. Por isso, vale apostar em uma dieta que inclua os seguintes alimentos:

 
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  • Frutas - principalmente as vermelhas, como morango e melancia;

  • Legumes e verduras - cenoura, abobrinha, couve e brócolis;

  • Peixe - sardinha e atum;

  • Grãos - feijão e lentilha;

  • Sementes - linhaça e nozes.

Alimentos que aumentam o risco de câncer de mama

Assim como há alimentos que ajudam, há outros que, se consumidos em excesso e regularmente, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. Por isso, procure evitar:

  • Alimentos enlatados;

  • Carne vermelha;

  • Salsichas, salames e defumados;

  • Frituras em geral;

  • Sucos artificiais;

  • Bebidas alcoólicas;

  • Refrigerantes.

Dicas de como usar a alimentação para prevenir o câncer de mama

Os alimentos para prevenir o câncer de mama podem entrar na dieta diariamente. Mas, além deles, algumas simples mudanças de hábitos na cozinha são recomendadas:

  • Prefira versões integrais de pães, arroz e massas;

  • Asse ou cozinhe as carnes em vez de fritar, porque assim irá diminuir a quantidade de calorias;

  • Prefira frutas inteiras ao invés de beber suco de frutas. Isso porque as frutas inteiras têm menos calorias e mais fibras;

  • Adicione brócolis, tomates ou abobrinha a omeletes ou massas;

  • Considere a compra de produtos orgânicos para reduzir a exposição a pesticidas;

  • Varie sempre os alimentos porque quanto mais colorida for a alimentação, mais vitaminas e minerais estarão presentes;

  • Coma a cada três horas, em pequenas quantidades.

O câncer de mama atinge principalmente mulheres acima dos 50 anos, mas a alimentação deve ser saudável durante toda a vida. Além disso, é importante não esquecer que a prática de exercícios físicos é um grande aliado para ter uma vida saudável e prevenir doenças, como o câncer de mama.

Fonte: parceiro Qualicorp

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