>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Cálcio e vitamina D podem evitar a menopausa

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 09/03/2018 11:51

Saúde e Bem-Estar 09. Mar. 2017

A menopausa precoce, aquela que ocorre antes dos 40 anos de idade, acomete 1% das mulheres no Brasil e está associada a um risco maior de doenças como a osteoporose e problemas cardiovasculares. A boa notícia é que é possível evitar a menopausa precoce com uma dieta rica em cálcio e vitamina D, substâncias encontradas em alimentos bastante presentes no nosso dia a dia. Continue a leitura para saber quais são.

Normalmente, a mulher começa a sentir os efeitos da menopausa por volta dos 40 anos, relatando incômodos como ondas de calor, secura vaginal, ansiedade, fadiga e até insônia. Alguns fatores, no entanto, podem antecipar esta fase. Veja quais são:

  • Tabagismo;

  • Intervenções cirúrgicas, como a laqueadura tubária e a histerectomia;

  • Doenças autoimunes associadas a problemas de tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Alimentação pode evitar a menopausa precoce e diminuir risco de doenças

Estudos têm demonstrado que uma dieta balanceada ajuda a evitar a menopausa precoce. Uma pesquisa recente realizada em conjunto com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que a vitamina D reduz em até 17% as chances de a mulher entrar na menopausa antes dos 40 anos porque estimula a produção dos hormônios femininos e retarda a perda de óvulos ao longo dos anos. Já o cálcio, presente em hormônios do leite de vaca, como a progesterona, reduz esse risco em 13%. Estas duas substâncias podem ser encontradas em alimentos que fazem parte da nossa alimentação cotidiana:

  • Vitamina D - presente em alimentos como peixes, especialmente salmão e atum, gema de ovo, leite, queijos e cogumelos.

  • Cálcio - Presente em alimentos como leite, queijos, castanhas, brócolis e peixes, especialmente salmão e atum.

No Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde dá orientações sobre como manter uma dieta saudável e equilibrada, mostrando o valor nutricional de cada alimento. Caso esteja em dúvida e precise de mais esclarecimentos, procure um médico. Ele saberá dar orientações sobre como evitar a menopausa precoce ou o que fazer caso já esteja nesta fase.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir