
“Tsé” é um documentário emocionante baseado na história da vida de Tsecha Szpigel, nascida na Polônia, em 1927, e vinda ao Brasil em 1949.
A narrativa é conduzida pela própria Tsé e por seus descendentes, sob o olhar de seu neto Fabio Kow, diretor e roteirista do filme.
Kow registrou a história de sua avó desde a infância até 15 dias antes da morte de Tsé, em 2015. Além dos registros com a própria Tsé, o diretor produziu também material com netos, bisnetos e outros parentes e amigos, agregando perspectivas ao documentário. Fábio Kow também foi à Polônia para pesquisar documentações e registrar locais, como as rotas de fuga e o campo de concentração onde os pais de Tsé foram exterminados.
Ao jogar luz sobre a luta da pequena Tsé pela sobrevivência na Polônia invadida por Hitler, o documentário provoca reflexões sobre as consequências deixadas pelo nazismo.
A história conta em detalhes como Tsé sobreviveu à Segunda Guerra, tendo, desde cedo, que aprender a se reinventar para viver. Desde sua retirada, em segredo, de um trem que a levava com sua mãe para um campo de concentração nazista, até sua chegada ao Brasil.
Sob esta perspectiva, “Tsé” apresenta grande potencial como material educativo para exibição em escolas, associações e instituições focadas em jovens de todos os extratos sociais.
A estreia do filme acontece em 12 de Setembro de 2019.
A Qualicorp apoia projetos nas áreas da saúde, esporte e cultura como mais uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à sociedade.
