>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Asma ocupacional

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/10/2014 18:03

A asma é uma doença que causa dificuldade respiratória, pois é caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas. Existem vários tipos de asma, entre elas, a asma ocupacional.

A asma ocupacional é um tipo de asma causada pela inalação de ulguma  substância no local de trabalho. Ela é bastante comum em pessoas que trabalham em usinas ou que estão expostas a agentes químicos, tinturas, agrotóxicos , entre outros ambientes. Veterinários, agricultores, enfermeiros, cabelereiros, pintores e marceneiros são alguns exemplos de profissionais que estão associados à doença.

A pessoa com asma ocupacional tem dificuldade de respirar e sofre outros sintomas da asma comum­, como por exemplo, tosse e respiração ofegante, mas somente no local de trabalho.

Além disso, muitas pessoas que apresentam esse tipo de asma apresentam outros sintomas, entre eles: tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo, congestão, em vez de o chiado no peito, típico da doença.

O ideal para o tratamento da asma ocupacional é evitar o local de trabalho, pois é onde desencadeiam os sintomas. É necessário também tomar medicamentos, a longo prazo, indicados pelo seu médico, para reduzir a inflamação nas vias aéreas.

 

Referências:
http://www.abcdasaude.com.br/pneumologia/asma
http://www.paraquenaolhefalteoar.com/articles.php?id=30
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/asma
http://ec.bledar.com/a-asma-ocupacional