Depressão é doença mental?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
A esquerda, frase: Depressão é doença mental?. A direita mulher sentada segurando os joelhos com o braço esquerdo e com a mão direita na altura da boca ao estilo do pensador.

Conheça mais detalhes a depressão, partindo de uma pergunta muito comum e que responderemos: a depressão é uma doença mental?

Um dos principais problemas que atingem a população mundial é a depressão. Esta doença é extremamente séria e precisa ser tratada com muito cuidado, já que coloca em risco a vida de quem sofre com isso, além de atrapalhar a rotina de quem passa pelo problema e não se sente energizado e satisfeito para trabalhar, estudar etc.

A Qualicorp pode te ajudar a cuidar da sua saúde

Quer ter os melhores serviços médicos ao seu alcance, com profissionais qualificados e o melhor sistema? Faça já uma cotação comparando as melhores opções de planos de saúde do Brasil.

A depressão é uma doença mental?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão pode ser considerada um transtorno mental, que se caracteriza principalmente por uma tristeza forte e permanente em quem está com o problema, além do fato de a pessoa não sentir prazer em praticamente nenhum atividade realizada durante sua rotina.

Além da falta de prazer, também costuma vir uma sensação de incapacidade, o que pode afetar fortemente a vida profissional. Por isso, não é raro que o diagnóstico de depressão venha juntamente com uma recomendação de afastamento por algum tempo, até que a pessoa possa iniciar um tratamento que traga o bom rendimento de volta.

Há sintomas físicos

Porém, apesar de podermos dizer que a depressão é, sim, uma doença que afeta o mental, não podemos esquecer também dos sintomas físicos que a cercam.

O apetite diminui, o que pode gerar emagrecimento exagerado e perda de energia; também não é raro mudança na rotina de sono, seja porque a pessoa passa a ficar mais tempo na cama e, consequentemente, dorme mais, ou o contrário, com a insônia aparecendo.

Importância do tratamento

Embora a depressão seja um problema que traz sensação de impotência, é importante que a pessoa acometida pelo mal tenha a noção de que há tratamento possível, com psicoterapia e, se necessário, utilização de remédios específicos para o transtorno.

Porém, como é uma fase muito complicada em casos mais sérios, nos quais o indivíduo vive desanimado, sem energia e sem motivação para seguir e tentar mudar o rumo, é fundamental o apoio de pessoas próximas.

Seja a família, os amigos, uma namorada, pouco importa. O fato é que a pessoa com depressão precisa deste apoio, inclusive, para se motivar a tratar o problema e a seguir as recomendações.

Isso é ainda mais importante a partir do momento em que, inclusive, uma pessoa abandonada pode começar a pensar na catastrófica hipótese do suicídio, por não ter muitas razões para seguir em frente. Portanto, as pessoas ao redor são essenciais para ajudar.

Como tentar superar

Além do tratamento médico e do suporte dos demais, a pessoa diagnosticada também pode realizar algumas ações para reagir. O ideal é tentar manter atividades, hobbies, que traziam prazer. Leitura, prática de esportes, seja o que for, é importante tentar manter ao máximo.

Alimentação mais cuidadosa e manutenção de um bom período de sono, também. Como dissemos, esses fatores podem ser afetados pela depressão, mas se for possível lutar contra o desequilíbrio nestes aspectos, melhor.

Sendo assim, a resposta para a pergunta inicial é: a depressão é um problema mental, um transtorno que pode trazer influências também na parte física. Mas o mais importante: é tratável. Não é algo autoimune, que necessariamente persistirá para o resto da vida. Com bom acompanhamento médico e apoio de quem está próximo, tudo pode (e vai) se resolver.

A Qualicorp pode te ajudar a cuidar da sua saúde

Quer ter os melhores serviços médicos ao seu alcance, com profissionais qualificados e o melhor sistema? Faça já uma cotação comparando as melhores opções de planos de saúde do Brasil.

Obter cotação

Veja dicas para cuidar da sua saúde mental

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.