>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Cuidados com a musculação para gestantes

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 29/02/2016 00:00

Manter a alimentação saudável e realizar exercícios físicos regularmente na gravidez ajuda a gerenciar o ganho de peso durante o período e facilita a perda de peso extra após o parto.

A prática de exercícios também contribui para aliviar desconfortos, como dores nas costas, prisão de ventre, inchaço, redução do risco de diabetes gestacional e melhora na irrigação placentária. Além disso, promove a rápida recuperação pós-parto, entre outros benefícios.

A modalidade a ser praticada depende da afinidade e da disponibilidade de tempo da gestante, mas caminhadas e atividades na água são mais recomendadas. A musculação também pode ser realizada, desde que o treino seja adequado à gestante, evitando o comprometimento de irrigação sanguínea para o bebê.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Musculação é permitida para gestantes

Para um exercício de alto impacto como a musculação, é preciso tomar cuidado com a carga. O objetivo do exercício no período da gestação é manter o tônus muscular da praticante, não fazer com que ela desenvolva mais massa. Para isso, algumas mudanças no treino são indicadas:

1- Levantar pesos mais leves e aumentar o número de repetições;

2- Aumentar o intervalo de tempo entre uma série e outra de exercícios;

3- Expirar continuamente ao longo do esforço e não segurar a respiração;

4- Beber bastante líquido antes, durante e após o treinamento;

5- Evitar atividades que exigem coordenação e equilíbrio;

6- Não praticar musculação em aparelhos com almofadas que pressionem a barriga, como a máquina de remada sentada ou máquinas abdominais.

Também é importante que a gestante fique atenta aos sinais de seu corpo. Caso sinta tensão muscular ou cansaço, é recomendável modificar a rotina de exercícios e/ ou reduzir a frequência dos treinos.

Além disso, é sempre necessário consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de treinamento, já que a gestante pode apresentar contraindicações que apenas um especialista é capaz de avaliar.

Referências

http://brasil.babycenter.com/a1500618/guia-de-exerc%C3%ADcios-para-gestantes

http://www.fitpregnancy.com/exercise/prenatal-workouts/weight-training-pregnancy

Abrir