>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Benefícios da drenagem linfática

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 26/01/2016 14:20

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e resíduos metabólicos, direcionando-os para que sejam eliminados.

A técnica, desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Alguns benefícios podem ser percebidos imediatamente, mas também é necessário mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos, como diminuir a quantidade de sal na alimentação e frituras, por exemplo. De qualquer forma, a drenagem deve ser feita sempre, do contrário a retenção de líquidos volta.

Durante a gravidez, a terapia traz inúmeros benefícios, diminuindo o inchaço das pernas a sensação de peso e cansaço, além de melhorar a nutrição das células e dos tecidos. Pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação ou após liberação médica.

É aconselhável consultar um médico para saber se a terapia é indicada, pois não deve ser feita em pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática. No caso de mulheres grávidas, são necessários cuidados especiais na aplicação e aprovação do obstetra.

Referências:
http://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/16462-drenagem-linfatica-tratamento-para-inchaco-e-celulite
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/6/artigo3379-1.asp/
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/10/conheca-os-beneficios-da-drenagem-linfatica-na-gravidez-4295377.html