O que é autismo?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Autismo. O que é? O que causa?
Ao lado foto de uma mulher, olhando para criança e  segurando duas folhas, uma com carinha sorridente vermelha e outra com carinha sorridente azul.  Na frente da mulher, uma criança apontando para a carrinha sorridente azul.

Até hoje, ainda existem muitas perguntas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que não foram completamente respondidas. Entretanto, com o aumento dos casos mais informações são buscadas e hoje, já podemos responder algumas das perguntas principais, a primeira delas é: O que é autismo?

Continue lendo para saber o que é o autismo e saiba também um pouco mais sobre o que pode causar esse transtorno.

O que é Autismo

O primeiro fato importante para conhecer é que o termo autismo que basicamente é a nomeação mais “simples” do nome: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o nome científico.

O autismo é um transtorno neurológico, que afeta sobretudo o comportamento, mas não é causado por alterações visíveis no cérebro.

O diagnóstico do transtorno normalmente é feito clinicamente, com a observação de comportamento do paciente e só pode ser feito por um especialista médico.

Nessa observação são buscados sintomas de comportamentos específicos, como: dificuldade em interações sociais, dificuldade qualitativa de comunicação, comportamentos restritos e repetitivos e em alguns casos dificuldade de controle emocional. É importante observar que existem diferentes graus de autismo e que os sintomas e características podem variar de pessoa para pessoa. Outro ponto relevante é que os sintomas surgem normalmente durante a infância, a partir dos 3 anos de idade.

Causas do autismo

Sempre para entendermos complemente uma doença ou pelo menos tentarmos entender, é importante saber quais são suas causas, saber isso também ajuda na prevenção e em possíveis tratamentos e diagnósticos.

Mas isso não acontece nesse caso, saber causas do transtorno não ajudam muito a dizer o que é o autismo, isso porque a definição das causas são muito complexas. Dentro do que é mais comum, pode-se dizer que a origem é genética, podendo ainda ser hereditária, com anormalidades cromossômicas, mas além disso acredita-se também que fatores externos e ambientais contribuem para o transtorno.

Algumas características de uma criança com TEA

A criança com TEA pode apresentar algumas dificuldades na comunicação social, ou seja, na interação com outras pessoas, tanto pela comunicação verbal ou não verbal.

Outra característica são os gostos e interesses peculiares e específicos. Por exemplo, uma criança autista pode desenvolver um interesse persistente por engenharia.

Esse gosto fará com que a criança queira ver e saber tudo sobre como as coisas funcionam, a ponto de conseguir memorizar dados e informações importantes sobre o assunto.

Outra característica que pode ser vista é a preferencia por ter uma única rotina e resistência a mudanças, em alguns casos qualquer alteração nesses aspectos podem desencadear fortes respostas emocionais.

Diagnóstico de autismo

Como já vimos antes, é fundamental que ao perceber algo diferente, no comportamento da criança, se busque orientação médica e que o diagnóstico seja feito por um médico que atue na área.

Quer saber mais sobre o autismo, como por exemplo tratamentos alternativos?

Continue acompanhando o blog da Quali.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.