>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Conheça os pré-requisitos para doar sangue

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 14/06/2017 16:19

Saúde e Bem-Estar 14. Jun. 2017

Doar sangue é um ato simples e pode salvar a vida de uma pessoa. Porém, antes de tornar-se um doador de sangue, você precisa cumprir alguns pré-requisitos para não colocar em risco a si próprio ou a pessoa que receberá o seu sangue.

Confira abaixo quais são:

Idade - para ser doador de sangue, você precisa ter entre 18 e 69 anos. Se tiver mais do que 16 anos, também pode doar, desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais. Para os maiores de 60 anos, é necessário ter feito a primeira doação de sangue antes desta idade.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Peso - em cada doação é retirado aproximadamente 450ml de sangue. Para que isto seja possível, você precisa ter acima de 50kg.

Sono e alimentação - também é necessário ter dormido durante, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. Porém, você só pode doar sangue duas horas depois que tiver comido. Caso tenha bebido ou comido algo gorduroso, a espera será de três horas.

Intervalo entre doações - é importante respeitar o tempo entre uma doação de sangue e outra. No caso dos homens, esse período deve ser de três meses (90 dias). Já para as mulheres, o tempo de espera é de quatro meses (120 dias).

Fatores que podem impedir temporariamente a doação de sangue

Resfriado - espere uma semana para fazer a doação de sangue depois que os sintomas do resfriado desparecerem.

Ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas - depois de consumir bebida com qualquer teor alcoólico, você precisa esperar 12 horas para doar sangue.

Ser cortado, furado ou fazer sexo sem proteção - você não deve doar sangue se foi cortado ou furado com algum instrumento que pode ter sido usado também em outra pessoa (por exemplo, ao ser tatuado ou ao injetar drogas) ou fez sexo oral, vaginal ou anal desprotegido. Você precisa aguardar um ano para ter certeza de que não foi contaminado. Mas, para isso, é preciso fazer todos os exames necessários e repeti-los no prazo determinado pelo seu médico.

Gravidez - grávidas não podem doar sangue. Isso só é possível 90 dias (três meses) depois do parto normal e 180 dias (seis meses) se tiver sido uma cesariana.

Fatores que impedem uma pessoa de doar sangue definitivamente

  • Ter hepatite depois dos 11 anos de idade;

  • Ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatite B e C, Aids ou doença de Chagas;

  • Estar com malária;

  • Fazer uso de drogas injetáveis.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir