>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Corpo da mulher precisa de cuidados no pós-parto

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 21/08/2017 00:00

Saúde da Família 21. Ago. 2017

Dores nos seios, prisão de ventre, inchaços pelo corpo... No pós-parto haverá modificações que ocorrerão com o seu corpo. Então, além dos cuidados com o pequeno, você também precisa cuidar de si mesma. Pode parecer muito para administrar, mas cuidados simples ajudam em sua recuperação.

De seis a oito semanas depois do parto, seu corpo passará por várias alterações, que servirão para que ele volte ao que era antes da gravidez. Este período é chamado de puerpério.

Problemas mais comuns na mulher no pós-parto e dicas sobre o que fazer

Dores nos seios - seus seios podem ficar inchados e doloridos devido à produção de leite (isso é chamado de ingurgitamento mamário). A melhor forma de diminuir esse desconforto é prevenir com uma amamentação adequada.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Prisão de ventre - no pós-parto, os movimentos do intestino podem ser mais lentos e evacuar pode ser mais difícil. Para melhorar isso, uma boa dica é ter uma dieta rica em fibras, tomar muita água e caminhar.

Hemorroidas - é relativamente comum no puerpério e pode ser dolorida. Para aliviar, você pode usar pomadas, fazer banhos de assento com água morna, comer alimentos ricos em fibras e fazer algumas caminhadas. Converse com o seu médico sobre a situação, pois em alguns casos há a necessidade de tratamentos mais especializados.

Inchaço - durante a gestação, você pode ter retido muito líquido, que é eliminado de forma gradual e naturalmente pelo corpo. Caminhar, manter as pernas e os pés elevados quando estiver sentada, facilita o desinchar.

Incontinência urinária - depois de um parto normal, você pode ter dificuldade para segurar a urina ao tossir ou espirrar. Converse com seu médico sobre as opções de tratamentos.

Contrações - as contrações do útero podem continuar por alguns dias depois do parto. Isso acontece porque o órgão ainda está voltando ao tamanho normal. Se elas forem muito fortes, você pode conversar com o médico sobre medicamentos para aliviá-las.

Secreção vaginal - logo após o nascimento do bebê, você terá um tipo de secreção vaginal chamada lóquis. Ela dura cerca de seis semanas e começa bem vermelha, depois escurece e por fim, fica amarelada e branca. Isso é normal e, assim como as contrações, faz parte da recuperação do útero.

Cansaço - a recuperação no puerpério é sempre difícil. Como a criança ainda depende da mãe para tudo, é preciso estabelecer prioridades, pois os cuidados com o bebê estão em primeiro lugar. Uma forma de manter o pique nessa fase é aproveitar o soninho dele para descansar também. Além disso, ao se alimentar, escolha alimentos saudáveis. E conte com toda a ajuda possível para melhorar o seu bem-estar e do bebê.

Acompanhamento médico - as visitas ao médico não acabam depois do nascimento do bebê. Siga as recomendações dele, não falte às consultas e, caso alguma complicação do pós-parto se agrave, procure o especialista.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir