>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 02/10/2018 14:11

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, foi criada a campanha Outubro Rosa para conscientizar sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Continue a leitura para conhecer alguns hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama.

Rotina saudável contra o câncer de mama

A causa exata do câncer de mama não é conhecida. Porém, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-lo. Para isto, adotar práticas mais saudáveis ajudam você a estar prevenida deste problema. Alguns hábitos simples de adotar no dia a dia ajudam a prevenir o câncer de mama, veja quais são:

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Evite o consumo de álcool - mesmo em doses moderadas, o consumo de álcool aumenta os riscos de desenvolver o câncer de mama. Em mulheres entre 12 e 21 anos, período de desenvolvimento dos seios, e antes da primeira gravidez, o consumo de bebidas alcóolicas aumenta em 40% a chance de ter a doença.

Pare de fumar - o tabaco também pode aumentar as chances do desenvolvimento da doença. O ideal é parar de fumar, além de evitar ambientes com fumantes, pois o fumo passivo é ainda mais perigoso.

Controle o peso - a obesidade é um dos fatores de risco do câncer de mama, principalmente em mulheres que estão na menopausa. Por isso, converse com seu médico para saber qual o peso ideal para você - o que pode variar em função de uma série de coisas, como idade e biótipo - e o que pode ser feito para mantê-lo.

Faça exercícios físicos - manter-se ativa também ajuda na prevenção do câncer de mama. Mas, antes de começar, faça uma avaliação médica e peça orientação sobre quais exercícios são os mais indicados para você. Procure adotar o hábito e praticar três vezes por semana pelo menos.

Amamente seu bebê - ao amamentar os filhos, a mulher também está diminuindo as chances de desenvolver o câncer de mama. Tente amamentar durante todo o período recomendado, converse com o médico se tiver dificuldades, como pouco leite e dores.

Tenha cuidado com a reposição hormonal - algumas mulheres passam pelo tratamento de reposição hormonal depois da menopausa. Porém, ele pode aumentar o risco de câncer de mama. Converse com o médico para saber quais são os riscos para você em função do seu histórico de saúde e da sua família e sobre a melhor maneira de fazer o tratamento.

Faça os exames recomendados - as chances de cura do câncer de mama aumentam em 95% se ele for diagnosticado precocemente. Por isso, faça os exames recomendados e na periodicidade que o médico indicar para você, não se descuide! E qualquer coisa de anormal que notar, como caroços, alterações na textura da pele e nos bicos dos seios e líquido incomum saindo das mamas, procure o médico imediatamente.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir