>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Câncer de Próstata: Mitos e verdades

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 09/11/2018 15:34

Dr. Kalil Explica 09. Nov. 2018

Silencioso, o câncer de próstata é o tipo de tumor mais frequente no sexo masculino depois do câncer de pele e o sexto mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A doença depende da idade do indivíduo e de sua herança genética para se desenvolver. Mas isso não significa que seja letal, pois as chances de cura para quem descobre precocemente são de até 95%.

Esse tumor afeta a próstata, uma glândula exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada na parte baixa do abdômen, próxima ao reto. O exame de toque permite sentir possíveis alterações na glândula, que nem sempre são cânceres.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

No caso de um tumor ser localizado, quando diagnosticado em estágio inicial, há uma maior possibilidade de tratamentos, menos invasivos e com menos sequelas.

O exame não machuca, não dói e demora apenas uns minutinhos. Ou seja, não há motivos para correr o risco de ter a doença por falta de prevenção. Também faz parte do diagnóstico uma coleta de amostra de sangue para dosagem de uma proteína, o PSA.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir