>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Riscos do consumo de sal em excesso

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 28/05/2018 09:38

Saúde e Bem-Estar 28. Mai. 2018

O brasileiro consome, em média, 12g de sal por dia segundo os dados do IBGE. Isto equivale a 2,4 vezes da quantidade recomendada, que é de 5g. Desta quantidade, cerca de 60% é utilizado no preparo de alimentos, 20% é colocado na mesa para as pessoas usarem e os 20% restantes está nos produtos industrializados. Continue a leitura e descubra o que o consumo de sal em excesso pode causar.

Hipertensão e o consumo de sal

Consumir muito sal é um dos principais fatores de risco da hipertensão, também conhecida como pressão alta. A condição pode causar diversas doenças cardíacas, como infartos e AVCs. Por este motivo, é importante seguir as recomendações da OMS e ingerir, no máximo, 2g de sal por dia, o que equivale a dois pacotinhos daqueles encontrados em restaurantes.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Dicas para reduzir o consumo de sal

Diminua o consuma de refrigerantes - apesar do sabor doce, refrigerantes têm uma grande quantidade de sódio na sua composição. Dê preferência para bebidas mais naturais como sucos de frutos (mas não em caixinha, pois estes também levam sódio) e água.

Use outros temperos - é comum as pessoas acharem que o sal é indispensável no preparo dos alimentos. Mas há várias opções, opte pelos temperos naturais, como alho, cebola e páprica, entre outros.

Prefira alimentos frescos - alimentos industrializados podem conter uma alta quantidade de sal. Por isto, sempre que possível, escolha alimentos frescos que podem ser temperados em casa.

Leia o rótulo - saber o quanto sal os alimentos industrializados têm pode ser uma boa maneira de reduzir o consumo.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir