Dúvidas Frequentes

Prezado beneficiário,

Criamos este FAQ com as perguntas mais comuns de nossos novos clientes. Aqui, você vai encontrar informações detalhadas, mas sem complicação. Tudo para você entender como usar o seu plano da melhor forma possível.

Clique nas perguntas abaixo e leia atentamente. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio de nossos canais de atendimento.

O que é um plano coletivo por adesão? Qual a diferença entre ele e o individual?

Planos coletivos por adesão, como o próprio nome sugere, são pensados para um grupo, um coletivo. Esse grande número de pessoas precisa ter algo em comum e, por isso, é chamado de grupos de afinidade e classificados pela categoria profissional, área de atuação ou empresa em que trabalham. Confira:

Planos coletivos por adesão: para quem possui vínculo com uma entidade profissional, classista ou setorial. Isso precisa ser comprovado por meio de uma documentação específica, de acordo com os requisitos definidos por cada entidade.

Plano individual:
qualquer pessoa física, como você, por exemplo, pode contratar um plano individual com a Operadora. Nesse caso, o cliente não conta com os serviços e o apoio de uma administradora de benefícios.

O que é a taxa de angariação cobrada pelo meu corretor?

A taxa de angariação é o valor pago no ato da contratação do plano para o corretor pelos serviços de corretagem prestados. Essa taxa vai para o corretor e não para a administradora. Por isso, ela não deve ser confundida com o valor da primeira mensalidade do seu plano.

Por que a vigência do meu plano não iniciou na data em que assinei a proposta?

Isso acontece porque o seu plano é coletivo por adesão. Nessa modalidade, é necessário realizar a confirmação das informações que você fornece na proposta e depois o envio dos seus dados para a Operadora de Saúde. Essa análise leva um tempo e a data de vigência do seu plano passa a ser a data em que a sua adesão foi aceita pela Operadora. Mas fique tranquilo: as suas mensalidades serão cobradas somente a partir da vigência.

Não tenho ainda um ano de plano e meu contrato já foi reajustado. Isso está certo?

Sim, isso pode acontecer. O reajuste anual está relacionado ao aniversário do contrato coletivo. Ou seja, a cada 12 meses, no mês de aniversário do contrato coletivo do seu plano, independentemente do mês da sua adesão, o valor da mensalidade é reajustado.

Esse reajuste está previsto no contrato e respeita todas as regras e a periodicidade estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador do setor.

O reajuste é solicitado pela Operadora de Saúde e negociado com a Qualicorp, que mantém a entidade de classe informada sobre as negociações. Para organizar melhor seus gastos, você pode ler as condições contratuais em documentos como a Proposta de Adesão, o Manual do Beneficiário, o Guia de Leitura Contratual e o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde. Assim, você não é pego de surpresa.

Recebi dois reajustes no mesmo ano. É possível?

Sim. Inclusive, você pode ter dois reajustes até no mesmo mês. Por exemplo, em caso de reajustes por motivos distintos: o Reajuste Anual (aniversário do seu contrato coletivo) e o Reajuste por Faixa Etária (relacionado com a sua mudança de faixa de idade). Ambos estão previstos em contrato.

O índice de reajuste do meu contrato foi superior ao determinado pela ANS. Isso está certo?

Esse índice definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vale apenas para os planos individuais ou familiares. O seu plano pela Qualicorp é coletivo por adesão e foi contratado por meio da sua entidade de classe. Por serem representados por entidades profissionais, classistas ou setoriais, os planos coletivos por adesão são reajustados com base nos contratos e na livre negociação entre as partes.

As Operadoras de Saúde devem comunicar os reajustes nos planos coletivos por adesão para a ANS até 30 dias após a aplicação do reajuste. Mas é sempre bom lembrar: os planos coletivos, com base nos ganhos que só são possíveis pela coletividade, normalmente têm preços muito menores que os planos individuais. É aquela lógica que você já conhece: quanto mais pessoas se juntam para comprar um mesmo produto, mais em conta ele sai.

Afinal, qual a diferença entre a Qualicorp e a Operadora do meu plano?

Fique tranquilo: essa diferença ainda é um pouco confusa para muita gente mesmo. A Qualicorp e a sua Operadora trabalham em parceria para oferecer a comodidade e o suporte necessários para você usar da melhor forma possível o seu plano de saúde coletivo por adesão. Mas, no dia a dia, algumas funções são específicas de uma ou da outra.

Quando falar com a Qualicorp: sempre que precisar de informações sobre seus pagamentos, precisar atualizar seu cadastro, incluir ou excluir dependentes, solucionar qualquer dificuldade com a sua carteirinha, obter demonstrativo de IR e extrato de coparticipação. Ou seja, sempre que forem assuntos que tenham a ver com a administração do seu plano.

Quando falar com a sua Operadora: quando precisar consultar a rede médica ou tirar dúvidas sobre carências e autorizações de procedimentos.

Ainda não recebi a carteirinha do meu plano e estou precisando de atendimento. O que eu faço?

Fique tranquilo! Você pode marcar consultas e realizar exames normalmente, usando apenas o número da sua carteirinha. É seu direito. Enviamos esse número para o seu e-mail e por SMS, logo após o cadastramento da proposta do seu plano. Caso não o tenha recebido, fale conosco enviando uma mensagem inbox pelo Facebook ou pelo WhatsApp (11) 4004-4400.

Qual a diferença entre o DDA e o Débito Automático?

O Débito Direto Autorizado – DDA é uma forma de pagamento que permite você visualizar diretamente no aplicativo ou sistema do seu banco todos os boletos emitidos em seu CPF. Mas, para que o pagamento aconteça, é necessário que você dê uma autorização todos os meses. Você ganha mais segurança, organização e controle de suas contas.

Já o Débito Automático é um serviço em que é possível automatizar o processo de pagamento das suas contas. Com ele, você tem mais comodidade e garante seus pagamentos em dia.

Para incluir uma conta em débito automático, basta solicitar para a empresa que fornece o serviço e aprovar o débito com o banco.

Na Qualicorp, podem se cadastrar correntistas dos seguintes bancos conveniados:

001 – Banco do Brasil*
033 – Santander*
070 – BRB (Banco de Brasília)
237 – Bradesco
341 – Itaú*
*Clientes Banco do Brasil, Santander e Itaú precisam autorizar o débito em seus respectivos sites, terminais de autoatendimento ou agências bancárias, por determinação dessas instituições.

Por que recebi dois boletos com vencimento no mesmo mês?

Isso pode ter acontecido, porque, após a implantação do seu plano, não houve tempo suficiente para encaminhar a cobrança com a data de vencimento original. Para que você possa se organizar financeiramente, há uma prorrogação da sua primeira cobrança. Fique tranquilo: nos próximos meses, sua cobrança será mantida com vencimento original, de acordo com a sua vigência.

Qual é o período de cobertura do meu plano?

O período de cobertura do seu plano é o período de 30 dias, iniciado sempre na data da sua adesão. Veja alguns exemplos:
Vigência 1 – Cobertura de 01 a 31 do mês vigente
Vigência 10 – Cobertura de 10 do mês vigente até 09 do mês posterior
Vigência 20 – Cobertura de 20 do mês vigente até 19 do mês posterior

Posso alterar o vencimento, conforme a data do primeiro boleto?

Infelizmente, isso não é possível. A data de vencimento é vinculada à vigência do plano conforme definido no seu contrato. Isso acontece para que não haja divergências entre a data de pagamento e o período de cobertura do plano.

Como posso saber se o boleto é verdadeiro e evitar fraudes?

Assim que receber seu boleto, compare os dados com boletos anteriores já pagos, como CNPJ, razão social, endereço e banco recebedor. Se o boleto for eletrônico, ao copiar e colar, verifique se a numeração do código de barras continuou a mesma. Acesse o Canal de Segurança da Informação e veja outras dicas para identificar nossos boletos, proteger suas informações pessoais e evitar golpes e fraudes.

Recebi um boleto suspeito. O que eu faço?

No nosso Canal de Segurança da Informação você encontra dicas para identificar boletos suspeitos, como comparar os dados com boletos anteriores já pagos (CNPJ, razão social, endereço e banco recebedor). Em caso de dúvidas, fale conosco pelos nossos canais de atendimento. Se identificar uma fraude, não faça o pagamento e denuncie para a Qualicorp.

O que é carência?

Carência é um período durante o qual o beneficiário ainda não poderá usufruir as coberturas do seu plano. Esse período precisa ser respeitado até que sejam cumpridos os prazos previstos em contrato, mesmo que você esteja em dia com as mensalidades. É importante observar esses prazos durante a contratação do seu plano, porque eles variam de Operadora para Operadora e de serviços para serviços.

Qual o prazo de carência para o evento de parto a termo?

A partir de 300 (trezentos) dias do início dos benefícios.

O que é CPT – Cobertura Parcial Temporária?

É o período de suspensão da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (por exemplo, os que envolvam leitos de alta tecnologia e cirurgias). Esses procedimentos precisam estar relacionados a doenças ou lesões preexistentes informadas pelo beneficiário na Declaração de Saúde (preenchida durante a contratação do plano). O período da suspensão é de até 24 meses ininterruptos, a partir do início da vigência.

O que é um plano com coparticipação?

Nessa modalidade de plano, você paga uma parte das despesas sempre que realizar consultas, exames, procedimentos e internações. Isso torna as mensalidades do seu plano mais acessíveis.

Por que tenho que pagar a coparticipação?

O pagamento de coparticipação está previsto no seu contrato. Você paga uma parte das despesas sempre que realizar consultas, exames, procedimentos e internações, conforme a tabela de valores e regras da ANS.

Onde encontro meu extrato de coparticipação?

É bem fácil: no site da Qualicorp, clique na opção Canal do Cliente faça seu login ou cadastro, caso seja seu primeiro acesso. Na área logada, clique no menu Financeiro (localizado do lado esquerdo da tela) e, em seguida, nas opções: Pagamento > Extrato de Coparticipação. Prontinho! Se preferir, você também pode acessar seus extratos de coparticipação no App Qualicorp, também no menu Financeiro.

Existe prazo para a cobrança da coparticipação?

Não há um prazo especifico para processamento/cálculo do valor de coparticipação. Isso quer dizer que a cobrança pode acontecer já no mês seguinte à utilização ou nos próximos meses.

Ainda tem dúvidas?

Fale conosco enviando uma mensagem pelo WhatsApp (11) 4004-4400 ou inbox pelo Facebook.