A Quali é uma empresa em constante transformação. E isso ficou ainda mais evidente nos últimos anos com a
entrada definitiva do ESG na estratégia da companhia.
2020
Criada a Diretoria de Compliance, Riscos, Auditoria e Segurança da Informação, visando ações cada vez mais éticas e transparentes.
2021
Criação da área de ESG (Environmental, Social and Governance ou em português “Meio Ambiente, Social e Governança”), responsável pela avaliação constante de riscos e oportunidades de negócio ligados aos temas voltados à Sustentabilidade.
2022
Publicação da nossa Matriz de Materialidade, nossa Estratégia ESG e lançamento do primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade
2023
Prisma assume a gestão de fatia relevante de ações da Rede D’Or. Publicação do Relatório Anual de Sustentabilidade 2022 e revisão da Política de Sustentabilidade
Confira nossos temas materiais, dispostos em 5 categorias:
Capital Humano
1 Desenvolvimento de colaboradores e corretores
2 Relacionamento com colaboradores e parceiros
3 Diversidade, equidade e inclusão
Governança
4 Governança ESG e transparência
5 Ética dos negócios e práticas anticorrupção
6 Compras Sustentáveis
Capital Natural
7 Ecoeficiência das operações
8 Mudança climática e os impactos na saúde humana
Promoção à saúde
9 Democratização do acesso à saúde
10 Promoção da saúde e bem-estar
11 Eficiência, qualidade e inovação de produtos e serviços
Capital Social
12 Privacidade e segurança da informação
13 Sociedade & Investimento social
14 Marketing responsável e satisfação do cliente
Nossos temas materiais foram dispostos na matriz, representando seu estágio atual de maturidade. A partir desse levantamento, montamos a agenda 2030 com as áreas responsáveis por cada tópico, idealizando nossa ambição em cada tema material.
Estratégia de Sustentabilidade
A base do ESG na Qualicorp se dá no pilar de Governança, e nossa agenda 2030 está pautada em 14 temas materiais. A atuação do corpo executivo, diretivo e gerencial foi fundamental para a construção e a validação da estratégia de Sustentabilidade e resultou na consolidação da estratégia ESG da Quali.
Estratégia ESG Qualicorp.
A Qualicorp acredita que a saúde de qualidade é um direito fundamental e que deve ser acessível a todas as pessoas, nas suas mais diversas vivências e individualidades. Além disso, quer ser reconhecida e trabalha para fazer sua parte pela saúde da sociedade, dos seus negócios e do planeta.
Causas. Nossos motivos para realizar.
Democratização do acesso à saúde. Nossa capacidade de garantir amplo acesso aos produtos e serviços de saúde, especialmente no contexto de mercados e grupos populacionais carentes, públicos de baixa renda e camadas desassistidas no quadro social e demográfico do país.
Diversidade, equidade e inclusão. Nossa habilidade para assegurar uma cultura e práticas de contratação e promoção que incluam a construção de uma força de trabalho diversificada e inclusiva e que reflita a composição de grupos de talentos locais e base de clientes.
Sociedade & Investimento social. Nosso repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais e ambientais de interesse público, com alinhamento à estratégia de negócio e para o fortalecimento da democratização do acesso à saúde de forma diversa e inclusiva.
Pilares e temas estratégicos. Um olhar estruturante.
Promoção da saúde e bem-estar. Nossa atuação em ações preventivas de combate às doenças e incentivo às práticas e saúde e bem-estar da sociedade, visando evitar que as pessoas se exponham à fatores condicionantes e determinantes de doenças.Desenvolvimento de colaboradores e corretores. Nossa capacidade para atrair, reter e desenvolver uma força de trabalho altamente qualificada, incluindo o fortalecimento das relações com corretores, considerando práticas de capacitação, avaliação de desempenho, saúde e bem-estar, entre outros.Eficiência, qualidade e inovação de produtos e serviços. Nosso gerenciamento de características funcionais de produtos e serviços oferecidos, visando garantir sua eficácia e confiabilidade no atendimento às expectativas do cliente, inclui a inovação para a transformação da saúde da população brasileira.Marketing responsável e satisfação do cliente. Nossa transparência, precisão e clareza nas ações de marketing, propaganda e rotulagem de produtos e serviços inclui práticas de venda éticas e responsáveis, não discriminatórias ou predatórias, e considera o nível de satisfação do cliente.Privacidade e segurança da informação. Nosso gerenciamento de riscos relacionados ao uso de informações de identificação pessoal e outros dados de clientes para fins secundários, bem como riscos relacionados à coleta, restrição e uso de dados sensíveis e pessoais.Temas gerenciais. Uma gestão de excelência.Relacionamento com colaboradores e parceiros. Nossas práticas de relacionamento com a força de trabalho e sua aderência com as leis trabalhistas e normas e padrões internacionais, como o respeito aos direitos humanos e a garantia da saúde e segurança ocupacional.Compras sustentáveis Nossa gestão de riscos ambientais, sociais e de governança na cadeia de suprimentos. Aborda questões associadas aos impactos gerados pelos fornecedores em suas atividades operacionais, como direitos humanos, corrupção, entre outros.Ecoeficiência das operações. Nossa abordagem de gestão e uso eficiente de recursos naturais para a operação das nossas atividades, considerando práticas de eficiência energética, uso da água, gerenciamento de resíduos e controle de emissões de gases de efeito estufa.Mudanças climáticas. Nossa capacidade de gerenciar riscos e oportunidades associados à exposição de ativos e operações aos impactos reais ou potenciais das mudanças climáticasViabilizadores. Nossa forma de fazer.
Ética dos negócios e práticas anticorrupção. Nossos valores morais éticos e nossa abordagem em torno da conduta íntegra dos negócios, incluindo o combate e a prevenção à fraude, corrupção, suborno e outros comportamentos que possam influenciar a produtividade da companhia.
Governança ESG e transparência. Nossa estrutura organizacional para avaliação de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança relacionadas ao negócio, inclui a definição de compromissos, o gerenciamento das atividades e a comunicação de resultados.
Relatório Anual de Sustentabilidade
O Relatório Anual de Sustentabilidade da Quali é o principal demonstrativo de nossas ações, além de ser uma importante ferramenta que fala sobre a estrutura operacional da empresa, dos seus diferentes negócios e segmentos.
O documento foi elaborado com base nas diretrizes da GRI – Global Reporting, Initiative Standard 2021, nos princípios de relato integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC) e foi baseado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os ODS da ONU.