Pluralidade é destaque de ações da Qualicorp no mês da Consciência Negra

Palestra com ativista Mafoane Odara e caminhada pelo centro histórico de São Paulo são destaques da programação

São Paulo, 22 de novembro de 2022 – A Qualicorp, maior plataforma de escolha de planos de saúde do Brasil, possui uma série de iniciativas para incentivar a pluralidade no ambiente de trabalho. Entre as ações de fomento à diversidade, a companhia levou alguns Qualis – como são chamados os seus colaboradores -, para participar da Caminhada São Paulo Negra no último domingo (20), data de celebração do Dia da Consciência Negra.

O tour, que envolveu mais de 20 colaboradores, percorreu o centro histórico de São Paulo e destacou elementos da cultura negra e lugares emblemáticos de resistência na capital paulista, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados e os antigos Pelourinho e Morro da Forca, no bairro da Liberdade. O passeio foi conduzido pelo Guia Negro, plataforma de afroturismo que realiza experiências turísticas em diversas cidades, e começou pela Praça da Liberdade, junto à estação Liberdade do Metrô, e finalizou na Praça da República.

O evento reuniu lideranças da Qualicorp, como a superintendente de Pessoas e Cultura, Fernanda Mazzetto, e a diretora Médica e de Operações, Liliane Pace. “Sabemos do poder de influência de uma empresa como a Quali e por isso queremos participar ativamente dessas discussões. Esse é um convite à reflexão dos preconceitos e privilégios que ainda existem e precisam ser revistos”, declara Fernanda.

A temática da inclusão e respeito à diversidade vem sendo trabalhada pelo Programa Qualiplural desde 2020 e se destaca entre as várias iniciativas realizadas pela companhia para conscientizar o público interno sobre a relevância da pluralidade no ambiente de trabalho.

Além do tour, outras ações voltadas à pauta de equidade racial aconteceram durante o mês, como uma série de postagens na rede social interna da Quali com mensagens para reafirmar o posicionamento da empresa de apoio e comprometimento com o combate ao racismo para uma sociedade mais justa e respeitosa.

O encerramento das atividades do mês da Consciência Negra será marcado pela palestra “Diversidade e Protagonismo no ambiente de trabalho”, que acontecerá no próximo dia 30 ministrada pela psicóloga, ativista e executiva de recursos humanos, Mafoane Odara. O incentivo e fomento à saúde mental de pessoas negras na Quali é o objetivo da ação, realizada em parceria com a Zenklub, plataforma brasileira de saúde emocional.

Programa Qualiplural

Lançado em 2020, o Qualiplural envolve várias ações nos âmbitos da conscientização, formação para diversidade e implantação de iniciativas que ajudem a Qualicorp a minimizar as diferenças entre seus colaboradores. Atualmente, são mais de 2.500 colaboradores e 37% se autodeclaram pessoas não brancas, percentual que engloba pessoas negras, indígenas e amarelas.

Como forma de ampliar as discussões sobre o assunto e promover o acolhimento, o programa criou diferentes grupos de afinidade, que hoje somam 82 membros. O Multitude é o grupo de afinidade para equidade racial; Sem Barreiras, de pessoas com deficiência; Diversicolors, LGBTQIA+; e Dona, grupo de afinidade para equidade feminina.