Qual a diferença entre menopausa e climatério?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A menopausa é a última menstruação, que ocorre em torno dos 48 aos 50 anos em média. Já o climatério é a fase da vida da mulher antes e depois da menopausa, que é marcada por variações hormonais que provocam uma série de sinais e sintomas característicos. Continue a leitura para entender mais sobre esses momentos da vida da mulher.

Menopausa – como já vimos, é a última menstruação. Ela marca o fim da vida reprodutiva da mulher. Porém, durante a transição para a fase não reprodutiva, é comum que as menstruações aconteçam de forma mais espaçada. Por isso, a menopausa só pode ser definida após 12 meses sem menstruar sequer uma vez.

Climatério – é o período de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva. Ele é marcado por uma série de sinais e sintomas que surgem antes e depois da menopausa, que são causados pelas variações hormonais que acontecem nessa fase.

Sintomas

Quando se aproxima a menopausa e depois, ao entrar na fase não reprodutiva, há uma baixa na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode causar uma série de consequências no curto, médio e longo prazo. No curto prazo, pode provocar sintomas como:

  • Ondas de calor;
  • Alteração no humor, como irritação e depressão;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Baixa libido.

no médio prazo, as consequências podem ser, por exemplo:

  • Baixa libido;
  • Atrofia urogenital, sintoma presente em até 50% das mulheres que causa o afinamento e ressecamento o muco vaginal, causando dor durante o ato sexual.

No longo prazo, pode haver uma maior propensão à osteoporose e doenças cardiovasculares, pois o hormônio estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos das mulheres.

Cerca de 80% das pacientes apresentam sintomas neste período, com menor ou maior intensidade. Se você está passando por este período e sentindo algum desconforto, consulte um médico.

Tratamentos

Alguns tratamentos para o climatério podem ajudar no alívio dos sintomas desde período. O mais utilizado é a terapia de reposição hormonal (TRH), que consiste na reposição do estrogênio. Entretanto, é necessário avaliar se não existem contraindicações, por exemplo:

  • Câncer de mama ou lesão suspeita ainda sem diagnóstico;
  • Doença cerebral ou cardíaca recente;
  • Doença tromboembólica recente;
  • Doença no fígado grave ou recente;
  • Hipertensão arterial grave;
  • Sangramento vaginal de causa não estabelecida;
  • Câncer de endométrio.

Nunca inicie um tratamento sem indicação de um médico. Além disso, é importante fazer o acompanhamento constante para garantir que a reposição hormonal não cause nenhuma consequência negativa à sua saúde.

Hábitos saudáveis podem amenizar os sintomas do climatério

Alguns hábitos são responsáveis por dar as mulheres uma qualidade de vida melhor no período do climatério. Confira quais são:

Alivie as ondas calor – quando acontecerem as ondas de calor, tome um copo de água fria ou vá até um lugar mais fresco. Tente identificar o que pode desencadear essas ondas, como bebidas quentes, cafeínas, alimentos industrializados, álcool ou estresse. Procure vestir-se em camadas, assim é possível tirar algumas peças para aliviar as ondas de calor.

Evite fumar – mulheres fumantes podem antecipar a chegada da menopausa em até oito meses. Além disso, o tabagismo aumenta as chances de doenças cardiovasculares, osteoporose e pode provocar o aumento das ondas de calor.

Adote uma alimentação saudável – limite as gorduras, óleos e açúcares na sua alimentação e invista em frutas, legumes e grãos integrais. Pergunte ao seu médico se você deve tomar suplementos de cálcio, por exemplo, o que pode funcionar como uma reserva para minimizar as perdas ocasionadas pela osteoporose mais tarde.

Se exercite regularmente – praticar exercícios físicos ajuda na proteção contra doenças cardíacas, diabetes e fortalece os ossos. Invista, também, em técnicas de relaxamento, pois elas podem ajudar a lidar melhor com os sintomas da menopausa.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.