Correr ou caminhar, qual o melhor exercício?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Correr ou caminhar, qual o melhor exercício

Entre correr ou caminhar, você sabe qual é o melhor exercício? Pode até parecer que correr e caminhar é a mesma coisa, mas o impacto de cada uma das atividades no nosso corpo é diferente. Por isso, veja aqui as principais diferenças e benefícios de cada uma delas.

Independente de qual seja a sua preferência, ambas as opções vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e te dar mais disposição.

Elas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, melhoram o seu bem-estar, fortalecem as pernas, melhoram o nosso sistema imunológico, auxiliam na perda de peso e também ajudam nas nossas noites de sono.

Para te auxiliar a escolher qual destas atividades físicas se encaixa melhor nos seus objetivos, vamos te contar as diferenças e benefícios de cada uma.

Caminhada

É uma atividade que realizamos normalmente, fazendo parte da nossa movimentação natural, sendo ideal para quem quer sair de uma vida sedentária, principalmente por ser mais leve que a corrida.

O simples ato de caminhar estimula a produção de massa óssea, fortalecendo os nossos ossos e ajudando na prevenção, e até mesmo no tratamento, de doenças que atingem a nossa estrutura de sustentação, como a osteoporose.

Sua prática também faz bem ao coração, sendo uma poderosa aliada na proteção a doenças cardiovasculares, além de aumentar a imunidade de quem a pratica, aperfeiçoando as células responsáveis pela defesa do organismo.

Por exigir pouco das articulações de quem caminha, é mais difícil contrair algum tipo de lesão, já que se trata de uma atividade física de menor impacto, exigindo menos do nosso corpo.

É importante começar a praticar de maneira mais leve, sendo aconselhável antes de iniciar, procurar um médico para indicar todos os cuidados particulares necessários para a sua saúde.

Corrida

Ela é uma aliada forte para quem quer emagrecer, desde que essa prática seja acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada. Uma corrida com duração de uma hora, queima em média, cerca de 900 calorias, podendo variar de acordo com cada pessoa.

Além disso, por ser um esforço físico que demanda muita energia para ser realizado, a tendência é que o praticante durma melhor, já que os estímulos que ela gera no corpo, também contribuem para uma boa noite de sono.

Independente da sua preferência, se acha melhor correr na esteira, ou na rua, ela desenvolve os nossos músculos, te ajudando a conseguir uma aparência mais definida, já que os movimentos que são necessários para a corrida, colaboram para isso.

Como os membros inferiores acabam recebendo todo o impacto dos exercícios, a musculatura das pernas acaba sendo beneficiada, assim como as do abdome, devido ao esforço demandado. Por isso antes de iniciar a prática regular do exercícios vá ao médico para verificar sua condição física e aconselhamento.

A corrida também libera endorfina, que é o hormônio responsável pela nossa sensação de bem-estar. Este é um dos motivos que muitas pessoas que a realizam, dificilmente param, já que se sentem mais alegres e dispostos, com a energia sempre em alta.

Benefícios comuns entre correr e caminhar

Mesmo sendo essencialmente diferentes, é importante ressaltar que as duas fazem bem para a nossa saúde, sendo aliados importantes para prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão.

Busque orientação médica

Antes de sair caminhando e correndo por aí, é importante procurar a orientação de um médico, principalmente se o objetivo é sair do sedentarismo e começar a se movimentar.

Para ter melhores resultados na perda de peso, também é interessante buscar um nutricionista, que vai te ajudar a equilibrar a sua dieta, fazendo com que o seu corpo tenha todos os nutrientes que precisa, para que tudo aconteça da forma mais saudável possível.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.