O uso correto da geladeira

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quase metade das ocorrências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) acontece dentro de casa. Uma das causas é a inadequada conservação dos alimentos. Aprender a usar corretamente a geladeira é um importante passo para evitar a contaminação.

No hotsite “Cinco pontos-chave para uma alimentação segura”, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda alguns cuidados simples para evitar as DTAs, destacando-se o correto uso da geladeira, começando por limpá-la periodicamente.

A temperatura do refrigerador deve ser inferior a 5°C. As prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas para não prejudicar a circulação do ar frio. Além disso, é importante verificar se as borrachas das portas estão garantindo o isolamento térmico, ou seja, a geladeira deve estar sempre bem vedada. O refrigerador só deve ser aberto quando necessário e rapidamente, para evitar flutuações de temperatura.

A distribuição dos alimentos nas prateleiras também é fundamental. Segundo a Anvisa, “prateleiras superiores para comidas prontas e alimentos industrializados prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus”. Deve-se evitar que a geladeira fique lotada de alimentos.

A data de validade dos produtos armazenados deve sempre ser verificada, especialmente antes do consumo, e alimentos preparados não devem ser guardados na geladeira por mais de cinco dias. De acordo com a Anvisa, “para alimentos que necessitam de condições especiais de conservação depois de abertos, observe as recomendações do fabricante quanto ao prazo máximo para consumo”.

Alimentos crus devem ser descongelados somente no refrigerador ou no microondas. “Não descongele os alimentos na temperatura ambiente. Use o forno microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração em tempo suficiente para descongelá-lo”.

É importante observar também os locais onde se compra alimentos, verificando se o refrigerador ou congelador do estabelecimento tem termômetro para controle da temperatura. “Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante”.

Outra dica valiosa da Anvisa é seguir uma ordem segura quando for ao mercado comprar alimentos: “primeiro, os produtos não-comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; segundo, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis (carnes e outros produtos conservados sob refrigeração). Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas”.

Fonte:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm