Dicas para cuidar da saúde mental

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Por que cuidar da saúde mental?

Saúde Mental. Nunca ouvimos falar tanto sobre esse assunto como nos últimos tempos. No entanto, ele sempre esteve presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes negligenciado. Afinal, nossa saúde mental é responsável por garantir nosso bem-estar e qualidade de vida. Por isso, veja agora: dicas para cuidar da saúde mental

A comparação pode parecer piegas ou clichê, mas de nada adianta cuidar da saúde do corpo e deixar a da mente de lado. E é justamente por isso que no post de hoje falaremos um pouco mais a fundo sobre a importância da saúde mental, bem como ela impacta nosso dia a dia.

Saúde mental e bem-estar

Quantas vezes você já deixou de fazer algo comum do seu cotidiano simplesmente por não estar se sentindo bem? Assim como uma gripe acaba interferindo na nossa rotina, nos privando de ir ao trabalho ou fazer outras atividades simples, as doenças que atingem a saúde mental também nos afetam dessa forma.

Não à toa, pessoas que sofrem com depressão, ansiedade, entre outras doenças emocionais, são constantemente abatidas pela falta que o bem-estar faz em suas vidas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito de “saudável” é muito maior do que o simples fato de não haver doença.

Estar saudável significa, portanto, gozar de bem-estar, tanto físico quanto emocional. Ou seja, é preciso estar atento não apenas ao que comemos, à quantidade de exercícios que praticamos e aos litros de água que bebemos por dia, mas também às idas ao psicólogo e outras formas de garantir que a saúde mental esteja sempre em dia.

Mentiras que te contaram sobre a saúde mental

Muitas pessoas ainda acreditam que só precisa de auxílio e ajuda médica aquele que é ‘fraco’ mentalmente falando. Como se o fato de estar doente emocional ou mentalmente fosse uma fraqueza, e não uma patologia a qual todos estamos sujeitos.

Procurar por um psicólogo ou qualquer outro tipo de ajuda no âmbito emocional/mental não é sinônimo de fraqueza, muito pelo contrário. Reconhecer que está doente e que precisa de ajuda é apenas o primeiro passo de uma longa jornada de autoconhecimento, que não será fácil, mas com certeza valerá a pena.

Dicas para cuidar da sua saúde mental

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da saúde mental para o seu bem-estar e uma vida saudável, bem como os mitos que envolvem o assunto, vamos falar sobre dicas para que você possa cuidar da sua. São elas:

Conte com a ajuda de um profissional

Se você ainda não teve a experiência de fazer terapia, certamente já deve ter ouvido algum amigo ou conhecido falar a respeito. Basicamente, a terapia consiste não apenas em falar sobre você, suas angústias e preocupações, mas sim em ser ouvido de forma acolhedora e profissional.

O psicólogo consegue apontar com maestria quais são as linhas que devem ser trabalhadas para que você possa não solucionar, mas sim entender melhor o que se passa na sua mente. Por isso, nossa primeira dica é essa: conte com a ajuda de um profissional.

Tenha um tempo para você

Pode parecer bobo, mas tirar alguns minutos do dia para você, para simplesmente fazer nada, pode fazer verdadeiros milagres pela sua saúde mental. Afinal, com dias cada vez mais corridos e cheios de obrigações, é normal que nossa cabeça precise de um tempo ‘off’.

Procure tirar esse tempo para fazer algo que você goste, como ler um livro, fazer uma receita nova, brincar com o cachorro ou simplesmente descansar. O que importa aqui é se sentir bem e manter a sua saúde mental em dia.

Ansiedade?

Veja aqui como prevenir a ansiedade

Quer ficar por dentro de assuntos como saúde, alimentação e mais?
Clique aqui e cadastre-se para receber nossa newsletter.
Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.