Saúde no trabalho

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 Saúde no trabalho

A saúde é um aspecto de nossas vidas que exige muita atenção, e quando falamos de saúde no trabalho, tanto pessoas quanto empresas precisam atuar em conjunto, em prol do melhor de todos. Pensando nisso, veja agora dicas de saúde no trabalho, para manter sua vida equilibrada e saudável.

Dicas de saúde no trabalho

Pés apoiados no chão ou superfície sólida, com os joelhos dobrados a cerca de 90º;

Coluna ereta, apoiada de preferência em encosto adaptado à sua curvatura;

Cotovelos apoiados em descanso de braço;

Olhar para frente. A tela do seu computador deve estar na altura dos seus olhos. Se usar notebook, tenha um suporte regulável de altura;

Regule o brilho da tela e a luz do ambiente. Jamais trabalhe no escuro;

Mexa-se o máximo que puder;

Beba bastante água;

Tenha uma caneca para beber água, e use o momento de encher a caneca para se movimentar e espairecer a cabeça;

Está em home office?
Veja a cartilha com dicas para melhorar a eficiência e cuidar da saúde trabalhando de casa.

O conceito de saúde no trabalho

Saúde e bem-estar são importantes pilares para que possamos desenvolver as nossas atividades cotidianas, sejam elas na vida pessoal ou profissional de cada um.

A saúde no trabalho inclusive está relacionada a uma especialidade da medicina, que se dedica às possíveis doenças de causa ocupacional: é a chamada Medicina do trabalho, que tem por função lidar com as relações entre a saúde dos trabalhadores e suas atividades de trabalho.

O objetivo da medicina do trabalho é prevenir doenças e acidentes de causas ocupacionais, além de promover saúde e qualidade de vida, nos âmbitos físicos e mentais.

E não são apenas os médicos do trabalho que precisam estar atentos a tais questões. No cotidiano de uma empresa isso se reflete de diversas formas e há como gerir e lidar, mas todos precisam fazer a sua parte.

Cultura de saúde nas empresas

Para as empresas, a melhor forma de ter um ambiente mais saudável é promover uma cultura organizacional com foco em saúde no trabalho.

Hábitos, crenças, comportamentos, ambientes e valores corporativos compartilhados devem incentivar a qualidade de vida.

Alguns pontos que podem refletir essa preocupação da empresa são:

Prevenção é responsabilidade de todos

Enquanto a empresa atua em campanhas para promover a saúde no trabalho, os colaboradores também precisam se envolver e estar dispostos a manter a prevenção em dia.

Em vez de precisar ir correndo ao pronto atendimento, depois de dias postergando uma dor, porque se agravou o quadro, o ideal é fazer o uso preventivo dos serviços médicos que lhes são disponibilizados.

É melhor ir um dia a uma consulta e manter-se sempre saudável do que precisar ficar uma semana afastado por um problema de saúde que chegou ao seu limite.

A mesma regra se aplica aos problemas de saúde emocional, pois muitas vezes postergamos a busca por um médico para essas questões, que para alguns ainda são tabu, mas a saúde emocional merece tanta atenção quanto a física.

Portanto, empresa e colaboradores têm sua parcela de responsabilidade para manter a prevenção em saúde no dia-a-dia.