Qualicorp ilumina o Cristo Redentor em ação de conscientização ao Setembro Amarelo

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A iluminação, realizada no último sábado (11), é uma das formas de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental

A Qualicorp, administradora de planos de saúde coletivos, iluminou o monumento ao Cristo Redentor no último sábado (11), como forma de trazer visibilidade ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. No Brasil, a iniciativa é organizada e realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

“Apoiar ações como essa nos permite ampliar o diálogo sobre um tema que tem ganhado cada vez mais espaço e importância”, afirma Pablo Meneses, vice-presidente de Operações e Relacionamento da Quali. “Entendemos que levar informação, além de ser uma forma de prevenção, é também um jeito de promovermos saúde e bem-estar para a população”, finaliza. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“É preciso se falar sobre o assunto. O Cristo Redentor mais uma vez cumpre a missão de valorização da vida. O suicídio é uma questão cada vez mais séria, em um mundo que se fecha ao outro, devido ao individualismo exacerbado, e gera muitas patologias, como a depressão. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está a sua volta”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Por ter como foco a saúde das pessoas, a Quali apoia iniciativas em alusão à data como forma de quebrar tabus e desmistificar o tema, seja dentro ou fora da Companhia. Desde o ano passado, a empresa conta com a parceria do Zenklub, uma plataforma de serviços de bem-estar e saúde emocional em que os colaboradores podem contar com auxílio psicológico. Outra iniciativa dentro da Qualicorp é o acolhimento e atendimento que os colaboradores contam de uma assistente social, além da criação recente do Grupo de Apoio à Pessoas Enlutadas (GAPE) – iniciativa que visa receber, acolher e apoiar pessoas em luto, sejam colaboradores ou seus familiares.

Iluminação e restauro

Além da iluminação, a Qualicorp é uma das patrocinadoras do processo de conservação preventiva e restauração e do projeto de acessibilidade do Cristo Redentor. Neste caso, por exemplo, será criado um espaço de experiência sensorial tátil focado em pessoas com deficiência visual, que poderão ter contato com a reprodução idêntica no formato do coração do Cristo Redentor revestido de pedra sabão – mesmo material que recobre o Monumento –, promovendo uma experiência única e sensorial.

O Cristo Redentor, considerado uma das maravilhas do mundo, está em processo de revitalização para comemorar seus 90 anos, que serão celebrados em 12 de outubro de 2021. Desenvolvido pela equipe pós-doctor da Universidade Fluminense, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, o “Projeto de Restauro Cristo 90 anos” visa promover uma restauração completa da obra e do espaço onde ela está inserida, de acordo com a aprovação e crivo do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.