Preserve a saúde e mantenha o bem estar ao envelhecer

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Envelhecimento é o conjunto de alterações fisiológicas causadas pelo tempo em organismos multicelulares. Isso ocorre devido à perda gradativa da capacidade de renovação. Nos seres humanos, o processo de envelhecimento tem forte influência da predisposição genética e também de fatores externos, como o ambiente e o estilo de vida da pessoa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualquer pessoa acima de 60 anos pode ser considerada idosa. Porém, isso não impede que o indivíduo continue socialmente e intelectualmente ativo. A prática de atividades físicas e de lazer, por exemplo, são grandes aliadas da manutenção da juventude.

Apesar de variar de pessoa para pessoa, existem algumas dicas gerais que podem garantir um melhor bem estar nessa fase da vida.

Pratique atividades físicas: além da boa forma, os esportes fortalecem os ossos, combatem problemas cardiovasculares e produzem serotonina, que auxilia no tratamento da depressão.

Alimente-se de forma adequada: mantenha uma alimentação equilibrada. Evite comidas gordurosas e priorize alimentos nutritivos, que fortaleçam a saúde, mais frágil nessa idade.

Evitar álcool e tabagismo: bebidas alcoólicas e a nicotina danificam células saudáveis, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, como Parkinson, além de agravar a hipertensão e a diabetes e aumentar os riscos do câncer.

Durma corretamente: poucas horas de sono aceleram o envelhecimento do cérebro. Além disso, noites mal dormidas prejudicam o metabolismo, dificultando a perda de peso. O ideal é dormir em média oito horas por noite.

Mantenha-se hidratado: a água desempenha funções fundamentais em nosso organismo, como o transporte de nutrientes e a eliminação de toxinas pela urina. Por isso, recomenda-se consumir dois litros de água (aproximadamente oito copos) diariamente.

Mantenha o cérebro ativo: exercitar a mente previne perdas de memória e estimulam o raciocínio. Uma atividade recomendada é a leitura, que relaxa e permite a descoberta de novos horizontes.

Como podemos perceber, as dicas de bem estar para os mais velhos são praticamente as mesmas que são dadas aos mais jovens. Lembre-se: nunca é cedo ou tarde demais para levar uma vida mais saudável.

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