Cristo Redentor completa 90 anos

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Cristo Redentor completa 90 anos. Veja a história e curiosidades.

O Cristo Redentor, que está localizado na cidade do Rio de Janeiro, é um dos cartões postais mais famosos do Brasil, sendo incluído entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E neste ano a Qualicorp tem a honra de patrocinar a manutenção do Cristo Redentor que completa 90 anos.

Cristo Redentor 90 anos

O Cristo Redentor completa 90 anos em 2021 e a Qualicorp irá patrocinar o projeto de manutenção desse grande patrimônio do Brasil e do mundo.

Para a Quali, cuidar do Cristo Redentor é maravilhoso.

Conheça mais do projeto e dos patrocínios da Quali em: qualiapoia.qualicorp.com.br

Conheça agora um pouco mais sobre a história dos 90 anos do Cristo Redentor.

Como tudo começou

A ideia de construir um monumento religioso no topo do Monte Corcovado, foi do padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, que fazia parte da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, no ano de 1859.

Este sonho foi registrado por Boss no livro intitulado “Imitação de Cristo”, do ano de 1903.

Alguns anos à frente, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, em 1922, se iniciaram os preparativos para realizar este projeto ousado.

Em 1921 foi aberta uma disputa, para que fosse escolhido o melhor projeto para fazer o monumento, que teve como vencedor, o desenhista Heitor da Silva Costa.

Em paralelo a isto, cerca de 22 mil mulheres fizeram um abaixo-assinado, que tinha como objetivo pedir ao presidente do Brasil, Epitácio Pessoa, uma autorização para que fosse viabilizada a sua construção.

A ideia inicial era construí-lo apenas com doações do povo brasileiro. Por isso, no ano de 1923, a Arquidiocese do Rio de Janeiro foi responsável por realizar a semana do Monumento, que por sua vez conseguiu cerca de mil contos de réis.

Algum tempo depois, foram arrecadados ainda mais recursos, que no total, somaram 2.500 contos de réis (o equivalente a cerca de R$ 9.5 milhões), valor que foi suficiente para a construção do Cristo Redentor.

Em comparação, a Estátua da Liberdade, que fica no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tem seu custo estimado em cerca de 228 milhões de reais, que é bem superior ao que foi gasto por aqui.

O Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, contando com a presença de muitos peregrinos, que vieram de todas as partes do mundo, para prestigiar o evento.

Curiosidades

Além do desenhista Heitor da Silva Costa, também participaram da sua criação o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky, que foi o responsável por dar forma à cabeça e às mãos que vemos no monumento.

O Cristo Redentor se encontra no alto do Corcovado, que tem uma altura de 710 metros.

O monumento em si possui 38 metros de altura, que é o equivalente a um prédio de cerca de 13 andares, sendo que 30 deles são efetivamente parte do Cristo, enquanto os oito restantes fazem parte do seu pedestal.

Seus braços têm 88 metros quadrados de área, os seus pés medem 1,35 metro e a sua cabeça pesa cerca de 30 toneladas. No total, ele pesa suas 635 toneladas.

Apesar de ser um ponto turístico do Brasil, a cabeça e as mãos foram moldadas na França, mais precisamente na cidade de Paris.

Já o seu corpo, que foi construído em território brasileiro, foi feito de pedra-sabão e concreto armado, e foi cortado em milhares de triângulos, que por sua vez, foram colados à mão sobre um tecido, posteriormente aplicado na estátua em si por pastilheiros.

O interior do Cristo Redentor

Existe uma parte que foi projetada para o interior do monumento, que é conhecida como o coração do Cristo Redentor. Ele mede 1,30 metro.

O seu interior possui 12 platôs, que são ligados por escadarias, formando os andares que se abrem pelos seus braços, assim como na sua cabeça. Ele também é bastante resistente, sendo capaz de suportar ventos de até 250 km/h.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.