Planos de saúde no Brasil

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Planos de saúde no Brasil

A história dos planos de saúde no Brasil é antiga. Os primeiros atendimentos começaram a surgir na década de 60, oferecendo às pessoas a facilidade e a agilidade no atendimento e no atendimento à saúde.

Na época, o que motivou a criação de um sistema de saúde pago foi o descontentamento de muitos brasileiros com o serviço que era oferecido pelo Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAPS). Com longas filas e demora nas solicitações realizadas pelos brasileiros, muitos passavam meses para conseguir uma consulta ou até mesmo o andamento de alguma solicitação.

Assim como em muitos processos, a saúde começou a passar por uma modificação no exato momento em que as pessoas estavam descontentes com o serviço que recebiam. Foi nesse mesmo período que surgiram as primeiras empresas que estavam dispostas a oferecer atendimentos, consultas e exames por determinado valor.

É claro que desde o surgimento desse novo serviço, muita coisa mudou. Naquela época, muitos amigos que trabalhavam na área da saúde começaram a se unir para oferecer os atendimentos.

Entretanto, com o tempo e as experiências aprendidas, o serviço começou a passar mais credibilidade e seriedade para os brasileiros, que começaram a compreender a importância do cuidado com a saúde.

Números dos planos de saúde no Brasil

De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), existem 754 operadoras de planos de saúde no Brasil, número alto e capaz de suprir uma parte das demandas brasileiras.

Essas operadoras são responsáveis por oferecer atendimentos na modalidade individual, familiar ou coletivo, com atendimentos focados na medicina e questões alternativas, como fisioterapia, psicologia e até mesmo estética.

Ao todo, essas instituições já foram responsáveis por realizar 1,2 bilhão de consultas, exames e internações.

Nos últimos anos, por conta das constantes crises enfrentadas pelo país, muitas famílias tiveram que renunciar ao plano de saúde, deixando o atendimento pago para buscar ajuda no atendimento público.

Se você é uma das pessoas que precisam contar com a agilidade e rapidez do serviço de saúde, confira mais sobre os planos de saúde da Qualicorp.

A trajetória do cuidado com a saúde

Historicamente, sabemos o quanto é difícil falar de saúde no Brasil. Até pouco tempo atrás, era difícil encontrar pessoas que estavam preocupadas com a saúde, seja buscando atendimentos ou avaliações antes de algum problema.

Esse é o grande problema por aqui: estamos acostumados a buscar a saúde quando já estamos com algum problema, ao invés de utilizar os atendimentos e conhecimentos para evitar doenças.

Se hoje, em pleno 2021, essa situação já é complicada, imagina como era há 50 anos? A conscientização sobre a importância da saúde era ainda mais complicada, fator que fazia com que muitas pessoas deixassem de lado o cuidado.

Assim como outras coisas, essa consciência sobre o que é saúde também foi mudando aos poucos. As novas gerações começaram a contestar como seria viver uma vida mais saudável e sem tantos problemas.

Com isso, novas formas de atendimento foram surgindo, outras ideias para a medicina foram nascendo e começamos a questionar até mesmo a origem dos alimentos.

O primeiro atendimento médico registrado foi em 1956, ano em que o médico Juljan Czapski fundou a Policlínica Central, em São Paulo.

No processo de conscientização da saúde não foi diferente. Se há anos tivemos uma sociedade distante dos cuidados, hoje temos cada vez mais jovens e adultos que estão dispostos a mudar hábitos para não sofrerem com as consequências.

Em uma pandemia como essa que estamos passando, fica ainda mais evidente a importância da saúde, seja antes do surgimento dos sintomas, durante ou até mesmo depois.

Nos últimos anos, seja pela alimentação saudável ou pelo número de planos de saúde oferecidos, muitos começaram a procurar ajuda médica não apenas nos casos de doença, mas também para mudar aspectos físicos e psicológicos.

Infelizmente, as pessoas que buscam esses atendimentos antecipados ainda são a minoria em um país que reconhece a importância da saúde, mas que não consegue cuidar sem adoecer.

Para deixar a situação mais clara, vamos expor números: de acordo com dados da pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento”, realizada pelo Instituto Qualibest, as pessoas desejam viver até os 85 anos, mas não cuidam da saúde para que isso aconteça.

Os maiores exemplos desses erros estão na alimentação inadequada, na falta de prática de atividades físicas e a falta de um acompanhamento, no mínimo anual, com um médico de confiança.

Para mudarmos esse cenário, será fundamental a disseminação de informação e o incentivo constante no cuidado com a saúde. E você? Sabe a importância de cuidar da sua saúde?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.