Banana é aliada para amenizar sintomas da TPM

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Sentir irritabilidade, tristeza e agressividade nos dias que antecedem a menstruação são alguns dos sintomas típicos da TPM (tensão pré-menstrual), motivo de sofrimento para muitas mulheres. A síndrome ocorre por causa das oscilações hormonais presentes no ciclo menstrual, que podem provocar instabilidade emocional.

O que poucas mulheres sabem é que uma das melhores armas contra os sintomas incômodos desse período pode estar na fruteira de casa: a banana. A fruta tem nutrientes que, entre outros inúmeros benefícios para a saúde, podem amenizar os sintomas pré-menstruais:

1- Vitamina B6

Regula os níveis de glicose no sangue, o que pode afetar positivamente o humor;

2- Açúcares

Bananas contêm três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – que combatem o desânimo ao elevar instantaneamente a energia;

3- Potássio

Ajuda a reduzir a retenção de água, o que diminui o inchaço que o corpo pode sofrer nos dias que antecedem a menstruação;

4- Triptofano

Um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, neurotransmissor conhecido por relaxar e fazer a pessoa se sentir mais feliz.

Outros alimentos que amenizam a TPM

Junto à prática de atividades físicas, manter uma boa nutrição pode melhorar o bem-estar de quem sofre com a TPM. Alguns alimentos recomendados para incluir na dieta são:

1- Iogurte

Produtos lácteos ricos em cálcio, como o iogurte, diminuem o risco de desenvolvimento da TPM em até 40%. Opte por aqueles com baixo teor de gordura;

2- Salmão grelhado

É uma das melhores fontes alimentares de vitamina D, excelente aliada no combate aos sintomas da TPM. É também uma boa fonte de vitamina B6, que pode ajudar a melhorar o humor;

3- Brócolis

Por ser rico em vitaminas A, C, B6, E e também possuir os minerais cálcio, potássio e magnésio, está no topo da lista de vegetais que combatem a TPM. Também é uma boa fonte de fibra, que ajuda a regular os níveis hormonais;

4- Sementes de abóbora

São ricas em uma série de nutrientes, como magnésio e manganês, que reduzem os sintomas da TPM;

5- Ovo

É uma boa fonte de vitaminas D, B6 e E, vitaminas que ajudam a controlar as químicas do cérebro que causam a TPM;

6- Amendoim

Está entre os alimentos mais ricos em vitamina B6 e magnésio. O magnésio ajuda a regular a serotonina, substância química associadas ao prazer. Porém não abuse, pois é um alimento altamente calórico.

Alimentos que devem ser evitados durante a TPM

Muitas mulheres relatam sentir aumento do desejo de consumir doces durante a tensão pré-menstrual, já que o açúcar presente nesses alimentos eleva as taxas de hormônios associados ao prazer. Mas, como é altamente calórico, não deve ser consumido em exagero. Além disso, deve-se evitar:

1- Sal;

2- Cafeína;

3- Álcool.

Referências

http://www.einstein.br/einstein-saude/vida-saudavel/saude-da-mulher/Paginas/a-tpm-atrapalha-o-seu-dia-a-dia.aspx

http://www.endocrino.org.br/sindrome-pre-menstrual-spm/

http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/viewFile/203/199

http://www.everydayhealth.com/womens-health-pictures/foods-that-help-fight-pms.aspx

http://www.phytojournal.com/vol1Issue3/Issue_sept_2012/9.1.pdf

http://www.healwithfood.org/pms/foods.php#ixzz3mfOjV67O

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