Corpo da mulher precisa de cuidados no pós-parto

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Dores nos seios, prisão de ventre, inchaços pelo corpo… No pós-parto haverá modificações que ocorrerão com o seu corpo. Então, além dos cuidados com o pequeno, você também precisa cuidar de si mesma. Pode parecer muito para administrar, mas cuidados simples ajudam em sua recuperação.

De seis a oito semanas depois do parto, seu corpo passará por várias alterações, que servirão para que ele volte ao que era antes da gravidez. Este período é chamado de puerpério.

Problemas mais comuns na mulher no pós-parto e dicas sobre o que fazer

Dores nos seios – seus seios podem ficar inchados e doloridos devido à produção de leite (isso é chamado de ingurgitamento mamário). A melhor forma de diminuir esse desconforto é prevenir com uma amamentação adequada.

Prisão de ventre – no pós-parto, os movimentos do intestino podem ser mais lentos e evacuar pode ser mais difícil. Para melhorar isso, uma boa dica é ter uma dieta rica em fibras, tomar muita água e caminhar.

Hemorroidas – é relativamente comum no puerpério e pode ser dolorida. Para aliviar, você pode usar pomadas, fazer banhos de assento com água morna, comer alimentos ricos em fibras e fazer algumas caminhadas. Converse com o seu médico sobre a situação, pois em alguns casos há a necessidade de tratamentos mais especializados.

Inchaço – durante a gestação, você pode ter retido muito líquido, que é eliminado de forma gradual e naturalmente pelo corpo. Caminhar, manter as pernas e os pés elevados quando estiver sentada, facilita o desinchar.

Incontinência urinária – depois de um parto normal, você pode ter dificuldade para segurar a urina ao tossir ou espirrar. Converse com seu médico sobre as opções de tratamentos.

Contrações – as contrações do útero podem continuar por alguns dias depois do parto. Isso acontece porque o órgão ainda está voltando ao tamanho normal. Se elas forem muito fortes, você pode conversar com o médico sobre medicamentos para aliviá-las.

Secreção vaginal – logo após o nascimento do bebê, você terá um tipo de secreção vaginal chamada lóquis. Ela dura cerca de seis semanas e começa bem vermelha, depois escurece e por fim, fica amarelada e branca. Isso é normal e, assim como as contrações, faz parte da recuperação do útero.

Cansaço – a recuperação no puerpério é sempre difícil. Como a criança ainda depende da mãe para tudo, é preciso estabelecer prioridades, pois os cuidados com o bebê estão em primeiro lugar. Uma forma de manter o pique nessa fase é aproveitar o soninho dele para descansar também. Além disso, ao se alimentar, escolha alimentos saudáveis. E conte com toda a ajuda possível para melhorar o seu bem-estar e do bebê.

Acompanhamento médico – as visitas ao médico não acabam depois do nascimento do bebê. Siga as recomendações dele, não falte às consultas e, caso alguma complicação do pós-parto se agrave, procure o especialista.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.