Falta de ferro pode causar déficit de atenção

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A anemia não é a única complicação que a falta de ferro pode trazer. A deficiência desse nutriente é a carência nutricional que mais afeta pessoas no mundo e pode causar distúrbios psicológicos, diminuição de aprendizado, constantes infecções e até mesmo a morte. Mas alguns cuidados com a alimentação podem prevenir todos esses problemas.

As crianças, as mulheres em idade fértil e as gestantes são as que mais sofrem pela falta de ferro – que é essencial em nosso organismo, por atuar na formação de células vermelhas do sangue, transportar de oxigênio pelo organismo e estar envolvido na função imunológicas.

Em relação às crianças, estudos sugerem que níveis mais baixos de ferro no organismo contribuem para que os sintomas do transtorno de déficit de atenção sejam mais graves naquelas que possuem um histórico familiar da doença.

Mas as adolescentes também precisam de atenção em relação à quantidade de ferro no organismo. Por conta das dietas restritivas, comuns nessa fase, e da menstruação, que causa a perda do nutriente, é comum que elas fiquem com a quantidade de ferro no organismo abaixo do normal.

Além de evitar problemas de saúde, aumentar a ingestão de ferro durante adolescência e a vida adulta faz uma grande diferença no desenvolvimento educacional e profissional, já que a deficiência do nutriente afeta a memória e a capacidade de aprendizado e de concentração.

Sinais da carência de ferro no organismo

Os sintomas da falta de ferro no organismo são cansaço constante, pele pálida, perda de apetite e diminuição da tolerância para exercícios. A falta de ferro também pode causar dificuldade de controlar a temperatura corporal, aumento na queda de cabelo e baixa no sistema imunológico, tornando a pessoa mais vulnerável a infecções.

Aumentar a absorção de ferro por meio da alimentação

A alimentação é uma das principais fontes de ferro. Esse nutriente está em alguns alimentos em de origem animal (como carne, vísceras, sardinha) cereais, leguminosas (como feijão) e em hortaliças (como a beterraba). Cerca de 25% do ferro de carnes, peixes e aves são absorvidos pelo organismo. No entanto, a absorção de ferro dos cereais, vegetais é frutos é mais baixa, por isso é recomendado complementar a alimentação com opções ricas em vitamina C e proteínas da carne.

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