Benefícios da atividade física para alívio do estresse

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O estresse é um processo que evolve aspectos bioquímicos, físicos e psicológicos. As respostas de cada pessoa a essa condição são diferentes e dependem do estilo de vida e da habilidade de lidar com situações que a incomodam.

Os principais sinais desse processo são a sensação de desgaste constante, alteração do sono, tensão muscular, problemas de pele, mudança de apetite, alterações de humor, problemas de atenção, concentração e memória, além de ansiedade e depressão.

Quando o estresse afeta o cérebro, o impacto também é transmitido para o resto do corpo. Mas, o caminho reverso vale igualmente: cuidar do corpo também é cuidar do cérebro, o que diminui o estresse. Algumas atitudes simples, como dormir direito, alimentar-se de forma saudável e praticar atividades físicas podem amenizar ou até evitar os sintomas.

Benefícios da atividade física: a endorfina

A prática regular de atividades física ajuda a reduzir níveis de hormônios relacionados ao estresse, além de aumentar a autoestima, diminuir a insatisfação, prevenir a depressão e a ansiedade.

Além disso, a prática de exercícios libera a endorfina, substância produzida pelo cérebro que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer. Considerada um analgésico natural, a endorfina reduz o estresse e a ansiedade e alivia tensões.

Mesmo as pessoas que dizem não gostar de exercícios, após a conclusão da atividade, sentem satisfação. A liberação da endorfina é feita gradualmente desde o início da atividade.

Dicas para começar a praticar atividades físicas

A competição é sempre um bom estímulo para a prática de exercícios. Uma dica é procurar atividades físicas que tenham um adversário, como tênis ou badminton. Ou mesmo atividades de corrida contra outra pessoa, como ciclismo, natação ou até mesmo caminhadas com amigos. Escolher esportes e atividades físicas da preferência do praticante também é uma boa opção.

É bom lembrar que as atividades físicas devem ser realizadas com moderação, principalmente no início, para evitar lesões e cansaços excessivos, além de outros problemas de saúde. Antes de iniciar alguma, faça uma avaliação médica.

Referências

http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/tudo-sobre-o-estresse.aspx

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/endorfina-3-1-2-427.html

http://www.adaa.org/understanding-anxiety/related-illnesses/other-related-conditions/stress/physical-activity-reduces-st

http://www.stress.org.uk/exercise.aspx

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