Como a água afeta nossa saúde

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Criança segurando e bebendo um copo de água, ao lado texto: Como a água afeta nossa saúde.

Anualmente, no dia 22 de março, o dia Mundial da Água é celebrado, não em forma de festa, mas em forma de conscientização. Essa data foi criada para alertar todas as pessoas sobre a importância da preservação da água, para garantir a nossa sobrevivência e das próximas gerações. Mas você sabe como a água afeta nossa saúde?

Como a água afeta nossa saúde?

O consumo de água é um dos hábitos mais importantes que devemos manter para a manutenção da nossa saúde. O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água, dessa forma, ela é essencial para a manutenção da nossa saúde. Um baixo consumo de água pode contribuir para a desidratação, além de gerar diversas consequências negativas para a nossa saúde. Veja alguns exemplos a seguir:

Fadiga e cansaço

A desidratação pode fazer com que diversas funções do nosso organismo sejam reduzidas e o reflexo disso é a fadiga. Esse cansaço não se limita ao físico, ele pode dificultar a concentração e tornar o trabalho e o estudo praticamente impossíveis.

Dores de Cabeça

A água é responsável pelo resfriamento do corpo, ajudando a manter uma temperatura ideal para o funcionamento de todo o organismo. Quando o corpo está desidratado, a temperatura sobe e faz com que os vasos sanguíneos e capilares se dilatem. Como consequência disso, vem a dor de cabeça.

Ressecamento da pele

Um dos órgãos que mais sofre com a falta de água no corpo é a pele. O ressecamento pode acontecer em graus diferentes, a depender do nível de desidratação do indivíduo. Nos casos mais graves, podem aparecer lesões (eczemas), que não aparece somente por conta da desidratação, mas ela é um dos principais fatores para o seu surgimento.

Quais os maiores benefícios do consumo correto de água?

Como vimos no tópico anterior, o baixo consumo de água pode trazer diversos problemas para a saúde. Mas, em contrapartida, quando consumida em quantidades ideais, a água contribui positivamente para diversos fatores:

Controla a pressão sanguínea

É evidente que boa parte da composição do sangue humano é água e, por esse motivo, o consumo ideal de água faz com que a densidade do sangue se mantenha em equilíbrio e também equilibre a pressão sanguínea.

Contribui para o bom funcionamento dos intestinos

A água é responsável pela lubrificação das paredes dos intestinos, mantendo os movimentos peristálticos em dia. Dessa forma, o bom consumo de água evita que o indivíduo sofra constipação e apresente uma produção excessiva de gases.

Protege os rins

Órgão responsável pela filtragem de sangue e eliminação de nutrientes desnecessários, os rins podem ser muito afetados pelo consumo incorreto de água. Se a pessoa não consome a quantidade adequada de água, o sangue fica mais denso, facilitando o acumulo de nutrientes nesse órgão, o que leva à formação das temíveis pedras nos rins. O consumo de água dilui o sangue e evita que esse problema ocorra.

Transporte de nutrientes

Ao consumirmos a quantidade correta de água, o sangue terá mais facilidade em transportar nutrientes pelo corpo, evitando problemas nas funções corpóreas e diversas doenças.

Ficou claro a importância da água para a nossa saúde? Busque ingerir bastante água ao longo do dia (não tome muita água de uma única vez, isso pode ocasionar a dilatação do estômago) e beneficie-se de todas as vantagens que esse líquido milagroso pode trazer para a sua saúde!

Gostou dessa dica de saúde?

Veja mais dicas no Blog da Quali

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.