Como é o processo de doação de sangue

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: como é o processo de doação de sangue?. Ao lado imagem de mão com luva de látex brancas segurando uma bolsa de sangue.

A taxa de doação de sangue divulgada pela OMS é de 1,6%, um índice muito baixo e que com certeza não dá conta da demanda existente nos hospitais. Por isso, a Qualicorp incentiva a doação de sangue, caso você não saiba, listamos para você tudo o que precisa saber sobre o processo de doação de sangue.

Todos podem doar sangue?

Não, algumas pessoas não podem doar sangue, de forma definitiva ou por algum período específico, seja por ter alguma comorbidade, sintoma de doença viral, etc. Veja abaixo, os perfis de quem pode doar sangue:

Quem pode doar?

  • Pessoas acima de 50 kg;
  • Pessoas entre 16 e 69 anos (menores com consentimento formal dos responsáveis).

Não podem doar por um período

Alguns perfis não podem doar temporariamente, devendo esperar um período, que vai depender do quadro. Por exemplo:

  • Quem teve diarreia recentemente;
  • Gestantes;
  • Quem está no pós-parto;
  • Quem apresenta sintomas de doenças virais, como: febre, gripe ou resfriado;
  • Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micro pigmentação deve esperar 1 ano para doar sangue.

Não podem doar de maneira definitiva

  • Quem teve hepatite a partir dos 11 anos de idade;
  • Portadores de doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Quem faz uso de drogas injetáveis;
  • Portadores de malária.

Entrada e recepção para doação de sangue

Se você estiver apto para doar sangue vá até um hemocentro perto de você. No hemocentro, você irá realizar um cadastro, por isso leve documento de identificação com foto no dia.

Depois disso será feito um tipo de triagem, com perguntas para entender seu estado de saúde e confirmar a sua aptidão para ser doador.

A coleta do sangue

O próximo passo do processo de doação de sangue já é a coleta de sangue. Muito rápida, ela vai durar cerca de 15 minutos, sendo que serão retirados 450 ml. Mas não precisa se preocupar, comparados à quantidade de 5 L que temos no organismo, isso não é prejudicial.

Além do mais, todos os materiais usados na coleta são esterilizados e descartáveis. Por conta disso, não apresentam nenhum risco para a sua saúde.

O que fazer depois da doação

A hidratação e a alimentação são muito importantes para que possa se sentir bem no decorrer do dia. E para quem trabalha, é preciso se afastar de tarefas em andaimes ou como paraquedismo e mergulho, também não é permitido dirigir veículos de grande porte.

Assim, é importante não realizar atividades físicas intensas nas próximas 12 horas, mantendo o curativo da coleta por 4 horas pelo menos. Por fim, não fumar por 2 horas ou beber bebidas alcoólicas por 12 horas.

Quando doar sangue

As mulheres podem fazer 3 doações por ano, sendo elas intervaladas em 3 meses. Já os homens podem fazer até 4 doações por ano, com 2 meses de intervalo em cada uma delas.

É muito importante realizar doação de sangue regularmente, respeitando sempre os prazos descritos acima, pois os bancos de sangue precisam de doadores para continuar suprindo a demanda dos hospitais. Procure um hemocentro na sua região e faça a sua parte.