Como fazer reeducação alimentar sem sacrifícios

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Se você é do time que associa reeducação alimentar a se privar de um monte de coisas que gosta, essa leitura vai fazer você entender que não é bem assim: é muito mais sobre mudanças de hábitos do que sacrifícios. Além de ser um caminho mais seguro para evitar doenças crônicas e manter o bom funcionamento do organismo do que as dietas da moda, a reeducação alimentar ainda ajuda a reduzir e manter o peso. Saiba como fazer reeducação alimentar com a mudança de alguns hábitos do seu dia-a-dia.

Dietas da moda ou reeducação alimentar?

  • Diminuição do rendimento físico;
  • Deficiências nutricionais;
  • Desidratação;
  • Estresse;
  • Formação de cálculos renais, no caso de excesso de proteínas

Além disso, algumas dessas dietas proporcionam uma perda de peso rápida, mas passageira. Assim que a pessoa volta a se alimentar “normalmente”, ganha os quilos perdidos ou até mais alguns, isso porque a restrição de nutrientes pode interferir na produção de hormônios que regulam o apetite. Como resultado está a redução do metabolismo e a vontade de comer alimentos que forneçam glicose rápida, como doces.

Outro problema das dietas restritivas, quando feitas sem prescrição médica, é o aumento do consumo de alguns grupos de alimentos. Por exemplo, quando cortamos o carboidrato, tendemos a ingerir mais gorduras de origem animal, o que, em excesso, pode aumentar o colesterol.

Como fazer a reeducação alimentar?

Pense na quantidade e qualidade dos alimentos – antes de comer o que oferecem para você ou o que acabou de sentir vontade, pense em quais nutrientes esse alimento contém. Quanto mais industrializado, maiores as chances de ter açúcares, gorduras e corantes e muito pouca fibra, proteína, vitaminas e sais minerais.

Estabeleça os melhores horários para as refeições – considere que o ideal é comer de cinco a seis vezes ao dia, sendo três refeições principais e dois lanches nos intervalos.

Mastigue bem os alimentos – sabia que a mastigação é a primeira etapa da digestão? Além de beneficiar o funcionamento do aparelho digestivo, mastigar cerca de 30 vezes com intervalos entre as garfadas, ajuda a comer menos e ter menos fome. Isso porque o cérebro começa a reconhecer a saciedade 15 minutos depois da primeira garfada.

Tenha o hábito de conhecer os alimentos – pesquise sobre os grupos alimentares e as quantidades de nutrientes dos alimentos que você costuma consumir. Assim, fica mais fácil fazer escolhas conscientes.

Experimente novos sabores – inclua no seu cardápio opções que você nunca provou e alimentos preparados de forma diferente.

Não foque em cumprir as metas em apenas uma refeição – se você exagerou no café da manhã, por exemplo, pegue um pouco mais leve no almoço. Além disso, costume preparar o prato com tudo o que você vai comer, assim é fácil controlar a quantidade ingerida em cada refeição. Procure dividir seu prato do almoço em: 1/4 do prato com carboidrato, 1/4 com alguma proteína e 1/2 com verduras e legumes.

Evite líquidos durante as refeições – deixe a bebida para uma hora ou quarenta minutos antes ou depois. As refeições foram feitas para mastigar.

Aposte em alimentos funcionais – as fibras, por exemplo, aumentam a sensação de saciedade. As frutas ajudam a matar a vontade de comer doces e são ricas em vitaminas. Fitoquímicos como o morango, o alho e óleos vegetais ajudam o sistema imunológico.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.