Como reduzir o valor do plano de saúde

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Como gastar menos com plano de saúde

Vamos apresentar 3 maneiras para você saber como reduzir o valor do plano de saúde.

Antes de mais nada, é preciso fazer uma avaliação dos pontos positivos e negativos de se reduzir o valor do plano de saúde. Isso porque uma redução pode implicar na mudança de cobertura ou de operadora e, se você usa o seu plano de saúde constantemente, uma redução ou alteração pode não ser o ideal no momento.

3 opções de como reduzir o valor do plano de saúde

Downgrade

A primeira opção para reduzir o valor do plano de saúde, é solicitar o downgrade do seu plano, ou seja, pedir a mudança do plano atual para um que seja mais simples e, consequentemente, tenha uma mensalidade mais acessível.

Existe uma infinidade de modelos de planos de saúde, cada um deles com uma categoria de cobertura e valores diferentes. Sendo assim, é possível que você encontre algum outro modelo de plano que se adéque melhor a realidade financeira da sua família nesse momento.

Mas é preciso ter algo em mente, ao fazer o downgrade do plano de saúde as opções de hospitais e de redes credenciadas de prestadores de serviço de saúde vão diminuir. Em troca de uma cobertura menor, a operadora vai reduzir o valor do plano de saúde.

Tenha certeza de que as instituições e profissionais que vão constar na nova cobertura são suficientes para as necessidades atuais da sua família, quanto às questões de saúde.

Planos com Coparticipação

Esse modelo de plano de saúde é caracterizado pelo valor mais baixo de suas mensalidades, por isso é uma opção para quem busca reduzir gastos. Ele funciona da seguinte forma: o segurado paga um valor menor pelo plano, mas todo a vez que precisar usar a cobertura, ele paga um valor pré-determinado para cada categoria de atendimento (consultas, exames ou outros tipos de atendimentos).

Ou seja, a mensalidade mais baixa dá acesso à cobertura da operadora, mas o segurado precisará pagar um valor a mais para cada tipo de atendimento. Em casos em que o paciente precise ficar internado (o que envolve grandes somas de dinheiro) as operadoras devem cobrar um valor fixo por internação e não uma porcentagem do valor cobrado pelo hospital.

Isso quer dizer que, para cada período de internação, independentemente do tempo em que a pessoa permanecer no hospital, deverá ser cobrado o mesmo valor.

Esse modelo de plano de saúde é o mais indicado para aquelas famílias que não tenham o histórico de ser acometida por alguma doença crônica ou que seus integrantes não precisem de nenhum tratamento em longo prazo.

Isso porque, com os tratamentos constantes e/ou prolongados, a mensalidade, mais o valor dos procedimentos pagos no plano de coparticipação pode ser maior que o valor de um plano de saúde tradicional.

Programas Preventivos

Boa parte do valor pago pelas operadoras aos profissionais e instituições de saúde está relacionado com doenças que podem ser evitadas com uma mudança de hábitos. Por exemplo, pressão alta, diabetes, obesidade, problemas respiratórios, etc.

Por isso, algumas operadoras de saúde criaram programas preventivos, cujo principal objetivo é adotar medidas que evitem o surgimento dessas doenças ou que impeçam o agravamento da situação. Dessa forma, menor será o valor gasto pelas operadoras.

Assim, algumas empresas passaram a oferecer um desconto no valor da mensalidade para aqueles segurados que fazem parte do grupo de risco e que aceitam participar desses programas preventivos.

Por meio deles o segurado aprende como se cuidar melhor, qual o tipo de dieta é a mais indicada para sua situação, além de ter seus indicadores monitorados e acompanhados constantemente.

Aderir a esse programa é uma excelente opção, já que, além de ajudar a manter o segurado saudável, ainda possibilita que ele economize dinheiro!

Verifique com a sua operadora atual, se ela oferece desconto para quem participa de algum programa de prevenção.

Escolhendo o melhor plano de saúde

A Qualicorp te ajuda na busca pela operadora e pelo plano de saúde ideal.

Clique aqui e encontre a opção que cabe no seu bolso.


Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.