Exames preventivos: você está em dia com esse importante cuidado?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Você sabe o que são exames preventivos e como eles podem ajudar o seu corpo? Muitas pessoas ignoram a importância desses procedimentos, que podem ser os grandes responsáveis por salvar as vidas de milhares de indivíduos todos os anos.

Contudo, ainda assim, são deixados de lado, o que é um erro por parte de todos nós. Os exames preventivos contam com grande importância para garantir que o nosso corpo não está, ou vai estar, com grandes problemas para o futuro.

E para falar um pouco mais sobre o tema, separamos 4 tópicos para te mostrar o quanto esses exames são importantes. Confira o artigo a seguir para entender o que são, conhecer os principais, além de sua importância para o corpo.

Boa leitura!

O que são os exames preventivos?

Exames preventivos nada mais são do que aqueles realizados antes mesmo de um problema se desenvolver. Ao realizar procedimentos de rotina, é possível identificar algo que não esteja dentro do padrão para o corpo.

Dessa maneira, é possível identificar doenças graves em estágio inicial, por exemplo, o que facilita no tratamento. Todo tipo de informação conseguida de maneira mais rápida, e com antecedência, é melhor para garantir a boa saúde do corpo humano.

É melhor prevenir do que ter que lidar com um problema grande e, por isso, a realização dos exames preventivos é tão indicada.

Quais são os principais para homens?

Entre os exames preventivos, existem alguns que são mais específicos para os homens, que também precisam cuidar da sua saúde.

A boa notícia é que não são muitos os exames preventivos necessários e, por isso, pode ficar tranquilo em relação a isso. Vamos lembrar que tudo isso é extremamente importante para garantir que o indivíduo não vai passar por grandes problemas no futuro.

Os principais exames preventivos para homens são:

  • PSA;
  • Toque retal (esse exame é recomendado apenas para homens acima dos 50 anos, para checar a saúde da próstata);
  • Exame de sangue;
  • Ultrassom abdominal;
  • Autoexame testicular.

Quais são os principais para mulheres?

As mulheres também contam com exames preventivos específicos, com boa parte deles sendo ligados às mamas e ao útero. Contudo, é interessante que todo o corpo seja analisado, apenas para garantir que nenhum problema maior se desenvolva.

Em todo caso, também não são muitos os principais exames preventivos para o sexo feminino. São eles:

  • Papanicolau;
  • Ultrassom pélvico e das mamas (este segundo, essencial para mulheres abaixo dos 40 anos de idade);
  • Mamografia (essencial para checar a saúde das mamas em mulheres acima dos 40 anos de idade);
  • Exame de sangue.

Qual a importância de se fazer exames preventivos?

Como já falamos, os exames preventivos são os responsáveis por nos ajudar a identificar doenças em estágio inicial. Isso faz com que seja possível iniciar o tratamento com mais tempo para fazer com que as técnicas adotadas surtam o efeito desejado.

Quanto mais cedo começar a tratar, menores são as chances da doença se desenvolver se tornar um problema maior. Com isso, não se torna necessário fazer procedimentos médicos mais invasivos, que também tendem a exigir mais gastos necessários.

Em todo caso, o indivíduo só tem a ganhar ao fazer exames preventivos, aumentando suas chances de sucesso em qualquer tratamento. Por isso, é recomendado fazer ao menos uma visita por ano ao médico, para garantir que a sua saúde esteja em dia.

E se você tem interesse em adquirir um plano de saúde, para cuidar mais da sua saúde, não deixe de simular seu plano, clicando aqui