Hábitos saudáveis ajudam a prevenir doenças

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Câncer de mama é o segundo câncer mais comum em mulheres. Em 2018, no Brasil, a estimativa era de 59.700 novos casos. Ele se desenvolve com a multiplicação desordenada de células da mama, formando o tumor. O tratamento depende do estágio e das características da doença. Quanto mais cedo é detectada, maior a probabilidade de cura. Para rastrear, normalmente é feita mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos. Mas o autoexame deve ser feito sempre para identificar alterações nas mamas.

Alguns hábitos simples ajudam a prevenir o câncer de mama:

  • Pratique exercícios físicos – converse antes com o médico para saber se você tem algum impedimento e quais são os tipos mais adequados para você;
  • Tenha uma alimentação saudável – prefira os alimentos ao natural ou pouco processados. Coma frutas, verduras e legumes diariamente e alimentos com fibra, como arroz, feijão, aveia e farinhas integrais. Prefira carnes magras, evite frituras, excesso de sal e de açúcar;
  • Mantenha o peso adequado – converse com o médico para saber qual é o melhor para a sua altura, tipo físico e idade. Peça orientação a ele para manter o peso ideal;
  • Evite bebidas alcoólicas – é fator de risco para vários tipos de câncer;
  • Não fume – também é fator de risco para vários tipos de câncer e enfisema;
  • Amamente – além de proteger as mães do câncer de mama, ajudar a evitar a obesidade na criança.

Doenças cardiovasculares afetam cada vez mais a saúde das mulheres

As doenças cardíacas representam 1/3 das causas de mortes femininas. Isso acontece, principalmente, porque há uma queda relevante no nível de estrogênio quando a mulher entra na menopausa. O hormônio é responsável pela proteção das artérias contra placas de gordura. As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneo, como angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, hipertensão, aterosclerose, infarto, fibrilação atrial, sopro no coração e várias outras.

Hábitos saudáveis que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares:

  • Pratique exercícios físicos – o sedentarismo é um fator de risco para essas doenças. Mas antes de começar a praticar, consulte o seu médico;
  • Tenha uma alimentação saudável – use pouco sal, coma frutas, legumes e verduras todos os dias. Evite alimentos gordurosos, frituras e alimentos muito processados, como macarrão instantâneo, biscoitos, salgadinhos e alimentos prontos congelados;
  • Mantenha o peso adequado – o médico indicará qual é o melhor para a sua altura, tipo físico e idade e também como mantê-lo;
  • Evite bebidas alcoólicas e não fume – as duas coisas também são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Fonte: parceiro Qualicorp.

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