Março Lilás: Tudo o que você precisa saber sobre o câncer do colo do útero.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Março Lilás é uma campanha criada para conscientizar a população sobre os perigos do câncer de colo de útero. Mostrar que existe prevenção e que o tratamento não é algo impossível são os principais objetivos da campanha.

O mês de março é usado para trazer mais atenção do público para questões ligadas à saúde da mulher. E falar sobre o câncer de colo de útero é essencial. Afinal de contas, estamos tratando sobre uma doença que é capaz de matar, caso não seja tratada.

Para conhecer um pouco mais sobre a doença, e até mesmo para te auxiliar sobre os cuidados próprios, continue a leitura:

O câncer de colo de útero é comum?

Se estamos falando sobre o Março Lilás, automaticamente, também estamos tratando sobre o câncer de colo de útero. Muitos acham que é uma doença rara, porém saiba que ela atinge um número grande de mulheres. E, no Brasil, essa situação não é diferente.

Segundo Dados o Inca, a tendência é de que, apenas em nosso país, cerca de 17 mil novos casos devem ser registrados em 2023. Esse número, somado ao de mulheres que já sofrem com a doença, nos mostram todo o alcance desse tipo de câncer.

Em todo caso, o número de pessoas nessa condição é alto e, por isso, o número de mortes também. É preciso muito cuidado e acompanhamento médico, para conseguir lidar com essa situação de maneira correta e sem correr grandes riscos.

Quais são as causas do câncer de útero?

O câncer de colo de útero é causado por uma infecção sexual, que tem origem no HPV, IST muito comum em todo o país. Isso acaba fazendo com que células sofram com transformações anormais e elas cresçam de maneira totalmente desordenada.

Ou seja, a sua causa já é bem conhecida pela ciência, o que também nos diz que os processos de cura também são bem desenvolvidos. A partir daqui, vamos mostrar isso a você, apresentando um método de prevenção, além de falarmos um pouco mais sobre o tratamento.

Como eu posso me prevenir contra esse tipo de câncer?

É possível se prevenir contra o câncer de colo de útero, com o método mais eficaz sendo tomar a vacina contra HPV. Esse método é o mais seguro e consegue apresentar melhores resultados para garantir que a doença não consiga se desenvolver.

A vacina é capaz de prevenir contra 70% desses cânceres, além de contar com uma porcentagem de 90% em relação ao combate contra verrugas nas genitais. Isso tudo só demonstra o quanto esse tipo de medicamento é poderoso e eficaz.

Em todo caso, a vacina deve ser aplicada em homens e mulheres, ainda na infância, para garantir que o problema nem mesmo seja criado. Até os 45 anos de idade, ela pode ser administrada em quem solicitar esse tipo de cuidado ao médico.

Como a doença pode ser detectada?

A notícia positiva é que o câncer de colo de útero pode ser identificado ainda em estágio inicial, por meio de exames específicos. Quanto mais cedo o problema for notado, maiores são as chances de um tratamento contra a doença ter maior efetividade.

De maneira geral, os dois exames capazes de identificar o câncer de colo de útero são os seguintes:

  • Teste de HPV;
  • Papanicolau (é recomendado que este exame seja feito 1 vez a cada ano).

Campanhas como o Março Lilás existem para conscientizar as mulheres sobre os perigos dessa doença. Quanto maior for a prevenção, menos são as chances dessa doença atingir um número maior de pessoas, aumentando a quantidade de vítimas.

E se você tem interesse em adquirir um plano de saúde, para cuidar mais da sua saúde, não deixe de simular seu plano, clicando aqui.