Tratamentos alternativos para autismo

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Tratamentos alternativos para autismo: cromoterapia, musicoterapia e equinoterapia. Ao lado imagem de médico sorrindo para paciente.

O autismo é um transtorno não tem uma “cura”, mas que com alguns tratamentos, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro desse espectro. A melhora da comunicação, da concentração e a redução dos movimentos repetitivos, são alguns dos benefícios que podem ser atingidos com tratamentos corretos. Por isso conheça agora alguns tratamentos alternativos para autismo.

Lembre-se, antes de realizar qualquer tratamento ou procedimento, consulte um médico.

Como funcionam os tratamentos alternativos para autismo?

O grande diferencial dos tratamentos alternativos para o autismo, é que eles podem ser aplicadas já na infância, e em conjunto com os educadores, pais e outros familiares mais próximos. O ideal é que esses tratamentos leve em consideração as especificidades da pessoa com autismo e que sejam aplicados em conjunto com os tratamentos convencionais, sempre acompanhado de um profissional médico.

Musicoterapia

A musicoterapia utiliza a música de diversas formas com participação passiva ou ativa do autista, capaz de trazer bons resultados. Por meio do tratamento, o autista se comunica de maneira não verbal colocando para fora os seus sentimentos durante as sessões e toda essa comunicação ajuda a desenvolver uma melhor na autoestima do autista. Vale lembrar que as sessões de musicoterapia precisam ser guiadas por um musicoterapeuta conceituado, e as sessões também podem ser em grupo ou individuais, dependendo das individualidades e dos objetivos específicos. O legal dessa modalidade de tratamento é que ela apresenta alguns resultados logo nas primeiras sessões, e resultados a longo prazo.

Principais Benefícios da Musicoterapia:

As sessões de musicoterapia trazem inúmeros benefícios para o autismo incluem: a promoção do sentimento de satisfação; melhora a coordenação do paciente, estimula o contato tátil e visual, ajuda na sociabilidade, melhora o foco, amplia sua interação com o mundo, entre outros.

Conheça mais sobre musicoterapia no blog da Quali.

Cromoterapia

A cromoterapia é o tipo de tratamento feito a partir do intermédio das cores. Ele é muito importante porque a percepção das cores por indivíduos autistas costuma ser diferente de um ser humano médio, já que a paleta de cores costuma gerar uma sensação de alívio no autista ou uma sobrecarga visual e sensorial, variando é claro, de acordo com a sensibilidade de cada um. Um grande exemplo disso é o caso da cor azul, que para a maior parte das pessoas se associa à influência da verbalização das pessoas de um modo geral, ao passo que para o autista, ela pode representar leveza e tranquilidade. O trabalho é feito em conjunto com um profissional capaz de aplicar recursos eficazes de comunicação baseados em técnicas da psicologia comportamental e da educação inclusiva, de forma com que a criança ou o jovem consiga identificar e conviver melhor com as cores durante as interações sociais. A técnica é baseada nas seguintes cores: amarelo, azul, vermelho, verde, laranja, azul-turquesa, magenta, violeta.

Principais benefícios da cromoterapia

Com ela, é possível atingir inúmeros resultados como: melhora na qualidade do sono, mais qualidade de vida, deixar a mente menos agitada, trazer mais calma, melhorar a circulação sanguínea, entre outros. Em suma, um trabalho bem-feito com as cores podem trazer maior equilíbrio emocional ao autista.

Equoterapia

A equoterapia, é realizada com a ajuda de cavalos e tem como principal objetivo auxiliar as pessoas com autismo no desenvolvimento biopsicossocial. Isso porque, na prática das atividades do tratamento a pessoa precisa utilizar seu corpo, mente e até sentimentos para lidar com o animal da melhor forma.

Benefícios da equoterapia

Como na equoterapia o paciente exercita corpo, mente e sentimentos, os benefícios aparecem principalmente nessas 3 áreas, com o desenvolvimento de força muscular, coordenação motora e equilíbrio do corpo. Melhoria na conscientização do próprio corpo e no relaxamento. E até na criação de vínculos afetivos e emocionais com outras pessoas e com os próprios animais.