Tratamentos alternativos para autismo

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Tratamentos alternativos para autismo: cromoterapia, musicoterapia e equinoterapia. Ao lado imagem de médico sorrindo para paciente.

O autismo é um transtorno não tem uma “cura”, mas que com alguns tratamentos, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro desse espectro. A melhora da comunicação, da concentração e a redução dos movimentos repetitivos, são alguns dos benefícios que podem ser atingidos com tratamentos corretos. Por isso conheça agora alguns tratamentos alternativos para autismo.

Lembre-se, antes de realizar qualquer tratamento ou procedimento, consulte um médico.

Como funcionam os tratamentos alternativos para autismo?

O grande diferencial dos tratamentos alternativos para o autismo, é que eles podem ser aplicadas já na infância, e em conjunto com os educadores, pais e outros familiares mais próximos. O ideal é que esses tratamentos leve em consideração as especificidades da pessoa com autismo e que sejam aplicados em conjunto com os tratamentos convencionais, sempre acompanhado de um profissional médico.

Musicoterapia

A musicoterapia utiliza a música de diversas formas com participação passiva ou ativa do autista, capaz de trazer bons resultados. Por meio do tratamento, o autista se comunica de maneira não verbal colocando para fora os seus sentimentos durante as sessões e toda essa comunicação ajuda a desenvolver uma melhor na autoestima do autista. Vale lembrar que as sessões de musicoterapia precisam ser guiadas por um musicoterapeuta conceituado, e as sessões também podem ser em grupo ou individuais, dependendo das individualidades e dos objetivos específicos. O legal dessa modalidade de tratamento é que ela apresenta alguns resultados logo nas primeiras sessões, e resultados a longo prazo.

Principais Benefícios da Musicoterapia:

As sessões de musicoterapia trazem inúmeros benefícios para o autismo incluem: a promoção do sentimento de satisfação; melhora a coordenação do paciente, estimula o contato tátil e visual, ajuda na sociabilidade, melhora o foco, amplia sua interação com o mundo, entre outros.

Conheça mais sobre musicoterapia no blog da Quali.

Cromoterapia

A cromoterapia é o tipo de tratamento feito a partir do intermédio das cores. Ele é muito importante porque a percepção das cores por indivíduos autistas costuma ser diferente de um ser humano médio, já que a paleta de cores costuma gerar uma sensação de alívio no autista ou uma sobrecarga visual e sensorial, variando é claro, de acordo com a sensibilidade de cada um. Um grande exemplo disso é o caso da cor azul, que para a maior parte das pessoas se associa à influência da verbalização das pessoas de um modo geral, ao passo que para o autista, ela pode representar leveza e tranquilidade. O trabalho é feito em conjunto com um profissional capaz de aplicar recursos eficazes de comunicação baseados em técnicas da psicologia comportamental e da educação inclusiva, de forma com que a criança ou o jovem consiga identificar e conviver melhor com as cores durante as interações sociais. A técnica é baseada nas seguintes cores: amarelo, azul, vermelho, verde, laranja, azul-turquesa, magenta, violeta.

Principais benefícios da cromoterapia

Com ela, é possível atingir inúmeros resultados como: melhora na qualidade do sono, mais qualidade de vida, deixar a mente menos agitada, trazer mais calma, melhorar a circulação sanguínea, entre outros. Em suma, um trabalho bem-feito com as cores podem trazer maior equilíbrio emocional ao autista.

Equoterapia

A equoterapia, é realizada com a ajuda de cavalos e tem como principal objetivo auxiliar as pessoas com autismo no desenvolvimento biopsicossocial. Isso porque, na prática das atividades do tratamento a pessoa precisa utilizar seu corpo, mente e até sentimentos para lidar com o animal da melhor forma.

Benefícios da equoterapia

Como na equoterapia o paciente exercita corpo, mente e sentimentos, os benefícios aparecem principalmente nessas 3 áreas, com o desenvolvimento de força muscular, coordenação motora e equilíbrio do corpo. Melhoria na conscientização do próprio corpo e no relaxamento. E até na criação de vínculos afetivos e emocionais com outras pessoas e com os próprios animais.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.