Você sabe se está acima do peso?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A obesidade aumenta o risco de doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, hipertensão, câncer e pode até causar a morte prematura. No Brasil, esse problema já atinge 18 milhões de pessoas. Descubra se você também se inclui nessa lista!.

Como saber se tenho excesso de peso ou obesidade?

O IMC (Índice de Massa Corporal), ajuda a saber qual é a sua condição. Você pode calculá-lo dividindo o seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo:

Conforme o resultado do cálculo, você se encaixa em uma dessas categorias:

Peso normal – se o resultado do IMC for entre 18,5 ou 24,9, está tudo bem com você. Mas cuidado para não descuidar e procure fazer exercícios regularmente para ter uma vida mais saudável.

Sobrepeso – se o resultado do IMC for entre 25 e 29,9, significa que seu corpo tem mais gordura do que o ideal para uma vida saudável. É hora de repensar os seus hábitos alimentares e praticar exercícios regularmente. Converse com o seu médico.

Obesidade – se o resultado do IMC for entre 30 e 39,9, você está obeso e o acúmulo de gordura é muito acima do normal. Isso pode causar problemas mais graves de saúde. Já é hora de começar a se cuidar. Procure o seu médico, ele vai orientá-lo para isso.

Obesidade mórbida – IMC acima de 40. Esse é o resultado que precisa de atenção imediata. Significa que você deve mudar com urgência os seus hábitos alimentares e a frequência com que você faz atividades físicas. Talvez você também precise de especialistas e medicamentos. Mas apenas seu médico pode orientar corretamente.

Quais as principais consequências do excesso de peso ou obesidade?

Diabetes tipo 2 – é quando seu organismo produz menos insulina e mais glicose, o que pode prejudicar o pâncreas e o fígado.

Doenças cardiovasculares e hipertensão – acontece quando os níveis de triglicérides e colesterol estão altos e a circulação do sangue fica mais difícil. Isso pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), doença coronária (DC) ou pressão alta.

Artrose/Osteoartrite – afeta as juntas. Quando a pessoa tem essa doença, alguns dos movimentos são mais difíceis e doloridos.

Câncer – ainda não foi comprovado que a obesidade aumenta o risco de câncer, mas vários estudos já mostraram que as pessoas com excesso de peso têm mais chance de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama, de ovários, de próstata, de colorretal.

Como se prevenir da obesidade?

Se você faz pouca atividade física, suas refeições têm poucos vegetais e frutas, mas muitos alimentos gordurosos ou calóricos, você é um forte candidato para a obesidade. É melhor começar a se cuidar! Converse com seu médico e busque orientações para ter uma dieta mais equilibrada. E comece a praticar exercícios físicas com mais frequência. Essas pequenas mudanças na rotina fazem uma grande diferença no seu organismo.

Abrir

 

 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.