>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Vacina contra gripe: prevenção e proteção para sua equipe.

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/10/2009 14:50

Doenças e tratamentos

Uma das doenças ocupacionais mais comuns é a asma, que é a obstrução das vias aéreas que acontece pela inalação de substâncias que causam alergia, como poeiras de algodão, madeira, borracha etc.

Os sintomas podem acontecer imediatamente, no local onde a pessoa foi exposta, ou até algumas horas depois. Falta de ar, aperto e chiadeira no peito, tosse e lacrimejamento estão entre eles. Geralmente cessam quando o local para de ser frequentado.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é a diminuição da audição que acontece pela exposição contínua a ruídos elevados. Ela também provoca alterações na qualidade de vida do trabalhador, como ansiedade, irritação, aumento da pressão e isolamento, o que acaba afetando as relações familiares, sociais e profissionais.

Bem conhecidas, as lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) acontecem quando atividades são realizadas com movimentos repetitivos, posturas prolongadas, ritmo intenso de trabalho, além de sobrecarga mental, ambiente muito competitivo e conflituoso.

Elas provocam dor crônica, sensação de formigamento, dormência e fadiga muscular. A terapia ocupacional pode ajudar, além de uma série de medidas quanto ao mobiliário, iluminação e postura física para melhorar a qualidade de vida quando o processo já se instalou. Por isso, é importante adotar atividades preventivas.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir